A hq Quarenta Caixões (2016) desenvolve sua história baseada em uma pequena passagem do livro Drácula (1897) de Bram Stoker, assim como aconteceu no recente filme The Last Voyage of the Demeter (2023). A trama diz respeito a viagem da embarcação Deméter, que partiu da Romênia e segue em direção a Inglaterra, carregando sem que a tripulação saiba, o nosso famoso Conde Drácula.
A narrativa tem início quando o navio chega ao porto de Whitby, carregando quarenta caixões e com somente o corpo de um tripulante a bordo e morto amarrado ao leme, o capitão. Em suas mãos está o seu diário, que é por onde acompanharemos a história dessa viagem pela perspectiva da leitura do Sr. Holms. Através dos fatos descritos, conhecemos os mistérios e horrores sofridos pela tripulação, assim como a dinâmica desenvolvida em suas relações, já que os desafios impostos testam sua coragem, lealdade e humanidade. Os conflitos externos e internos dos personagens acabam deixando o enredo mais complexo, adicionando mais camadas a trama. Temos aqui mais um exemplo de uma reflexão sobre a condição humana e os limites aos quais as pessoas podem ser levadas em situações extremas.
Esse trabalho é desenvolvido por dois talentos de suma importância para os quadrinhos latinos, sendo escrito pelo mexicano (naturalizado no Uruguai) Rodolfo Santullo e ilustrado pelo argentino Jok, artista do qual somos fãs. É uma dupla que tem tido várias publicações aqui no Brasil e que merece uma atenção. O texto denso somado a paleta de cores saturadas e jogos de luz e sombra, cria um clima claustrofóbico nos porões do navio, intensificando a sensação de horror. Para os fãs do gênero ou aqueles que buscam uma história instigante e emocionante, Quarenta Caixões é uma ótima leitura para agregar ao seu acervo de quadrinhos. Com ótimo custo-benefício, a publicação da Editora Jambô, com tradução de Rogério Saladino, possui capa comum e 48 páginas. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Editora: Jambô; 1ª edição (1 dezembro 2016) Capa comum: 48 páginas Dimensões: 27.2 x 21 x 0.8 cm
Roteiro: Rodolfo Santullo
Ilustrações: Jok
Comentários
Postar um comentário