HQ - Suspiria (2022 / 2023)


 

Apesar do mesmo título, não há nenhuma ligação com a clássica obra cinematográfica de Dario Argento. Aqui, esse universo de Suspiria nasceu completamente no mundo dos quadrinhos, em 2019, pela mente do prolífico artista italiano Luca Laca Montagliani. Ele é ativo em áreas de animação, música, videogames, teatro e principalmente, quadrinhos. Luca é diretor da editora italiana Annexia, onde a personagem Suspiria, se tornou uma figura marcante do terror erótico contemporâneo.


 A trilogia Suspiria mistura terror e erotismo em uma mitologia sombria onde a personagem é descrita como uma sedutora deusa do medo e do desespero, e filha da Santa Morte. Suas histórias exploram temas como punição, desejo e fatalismo, e Suspiria poussui três irmãs igualmente poderosas, Nênia Candelária (associada ao lamento e à memória dos mortos), Sudária (representa o silêncio da morte e a aceitação do fim) e Grimória (ligada ao conhecimento oculto e às maldições). 

No total, são onze histórias dissolvidas em três livros, sendo eles: Do Reino Das Trevas (2022), Coração Em Chamas (2023) e Herege (2023).







Nossa protagonista Suspiria é complexa, apresenta várias camadas e atua livremente pela linha do tempo, como um força onipresente. Em termos tradicionais ela não é heroína nem vilã e talvez essa pluralidade seja o que a deixe tão fascinante. No decorrer das histórias ela age como juíza e carrasco, alimentando-se das emoções humanas mais sombrias, mas a sua presença sempre carrega uma dualidade, podendo significar uma maldição ou uma oportunidade de transcendência.
O erotismo é presente a todo momento, e serve como uma ferramenta narrativa, onde de maneira simbólica são desenvolvidas questões relativas ao poder, o medo e a morte.
O nível de erotismo é explícito e os quadros mais picantes são suficientes para deixar qualquer puritano de cabelo em pé.
A mitologia construída nesse mundo fantástico é densa e provocante, evocando temas de ritualismo, ocultismo e desejos reprimidos. Claramente se propõe uma reflexão sobre questões sociais reais, como o medo da essência feminina e da liberdade sexual. Temas como vingança, sedução e redenção criam camadas que instigam o leitor a se aprofundar mais sobre os mistérios dessa narrativa. 





As ilustrações ricas em detalhes, são responsáveis por evocar uma atmosfera quase que sensorial. Luca Laca Montagliani escreve os roteiros mas não faz as ilustrações sozinho e divide a tarefa com artistas convidados como Andrea Bulgarelli, Andrea Jula, Werner Maresta, Alex Horley, Emanuele Taglieti, Pierluigi Abbondanza, Nick Guerra e mais. O resultado é uma identidade visual intensa e envolvente, alinhada com a narrativa, composta por traços orgânicos e texturas que enfatizam uma decadência constante, associada a deterioração física e emocional.

A responsável por essa publicação bem caprichada aqui no Brasil é a Tai Editora, que possui um catálogo bem interessante de quadrinhos voltado para o público adulto e que precisamos explorar mais. A tradução ficou a cargo da Taína Lauck que está a frente da editora, e de Duda Ferreira. Esse é um material essencial aos amantes do terror. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!



www.taieditora.com.br



Do Reino Das Trevas

Editora: Tai Editora; 1ª edição (11 novembro 2022)

Capa Dura‏: ‎ 192 páginas Dimensões: ‎ 23 x 16 x 2 cm


Coração Em Chamas

Editora: Tai Editora; 1ª edição (4 abril 2023)

Capa Dura‏: ‎ 176 páginas Dimensões: ‎ 23 x 16 x 2 cm


Herege

Editora: Tai Editora; 1ª edição (12 dezembro 2023)

Capa Dura‏: ‎ 160 páginas Dimensões: ‎ 23 x 16 x 2 cm





Comentários