FILME - Capra Cu Trei Iezi / The Goat and Her Three Kids (2022)


Uma viúva vive com seus três filhos pequenos em uma casa remota no meio de uma área rural da Romênia no século XIX. Os dois irmãos mais velhos, desobedientes e arteiros, implicam constantemente com o mais novo, obediente e educado. Um dia a mãe sai para ir a cidade e diz a eles para não abrirem a porta para ninguém, apenas para ela e quando eles ouvirem sua voz. Depois de um tempo, os três, sozinhos, escutam uma canção e o mais velho acredita que seja a mãe. Ao abrir a porta, ele vê um amigo da família, porém, ele tem más intenções. 


Baseado em um folclore romeno, Capra Cu Trei Iezi traz, literalmente, a lenda para o mundo real. Na história, os personagens são animais (cabras e lobo). No filme, humanos. Além disso, a representação cinematográfica é muito mais cruel. Esse folk horror tem um clima cheio de tensão, suspense e uma grande carga dramática. Mesmo tendo um roteiro simples, é eficaz em abordar temas como a solidão, a maldade, a vingança, o ego, o ódio, o abuso. É um filme denso e incômodo. Com uma bela paisagem, a ambientação reforça a melancolia que é exibida. A trilha sonora e a fotografia aumentam a sensação de perigo iminente.





O figurino retrata a época e é bem feito. A violência não é explícita, mas choca. Os atores são bons e os adultos se destacam. Marius Bodochi está muito bem no papel de um homem extremamente repulsivo. Mia Morgenstern convence como uma mãe solitária, exausta e sofrida. Para nós, só pelo fato de ser uma produção romena já vale a conferida. Capra Cu Trei Iezi traz representa uma realidade que até nos dias de hoje, nas devidas proporções, é comum: a natureza humana transformada no verdadeiro horror. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

 IMDb: 7,5

País: Romênia
Direção: Victor Canache
Roteiro: Victor Canache, Ion Creanga
Produção: Luana Georgita
Elenco: Maia Morgenstern, Marius Bodochi, Razvan Ilina, Antonio Gavrila, Silviu Corbu
Distribuidora: Transilvania Film

Comentários