HQ - Hellblazer "Edição de Luxo, Livro Um" (2022)


Tanto para os que já são fãs, quanto para os que pretendem conhecer o mago britânico John Constantine, chegou a hora de acompanhar a sua jornada completa, toda organizada cronologicamente desde o início. A editora Panini começa o lançamento do que será um total de 20 volumes em edição de luxo, compilando todas as 300 edições deste título, que anteriormente passou na mão de várias outras editoras por aqui. Devido a essa troca de editoras, sua cronologia nunca manteve uma linearidade.


 Esse grande conhecedor de ocultismo e demonologia, foi criado por Alan Moore como um coadjuvante do Monstro do Pântano em 1985, e devido a sua popularidade, acabou ganhando um título próprio três anos depois. Em janeiro de 1988 foi lançada a revista John Constantine, Hellblazer, tendo Jamie Delano como roteirista, indicado pelo seu amigo Alan Moore. Ao longo de quase 40 edições, Delano esteve à frente dessa primeira etapa de Hellblazer, onde ele consolidou muito da mitologia base do personagem. Baseando-se também em sua vivência na Inglaterra dos anos 80, Delano introduziu muitos aspectos políticos na ambientação de suas histórias, enriquecendo bastante não só a personalidade de John Constantine, mas também dos personagens coadjuvantes. Aqui no livro um, estão reunidas as nove primeiras edições de John Constantine, Hellblazer e mais duas histórias tiradas da revista Monstro do Pântano (ed.76-77) , sendo a interação entre esses dois personagens sempre recorrente. Nesse arco, fica claro como é a rotina de Constantine, sempre sendo atraído para casos sobrenaturais, praticamente numa estranha sincronicidade, como se ele realmente estivesse destinado a isso. Essas situações sempre envolvem amigos, ou pessoas conhecidas, e geralmente sempre morre alguém.






Aqui no caso, atendendo um pedido de socorro de um amigo, Constantine começa uma investigação sobre uma ação demoníaca que vem basicamente se alimentando do medo das pessoas, e isso vai se alastrando cada vez mais, ao mesmo tempo em que o cenário de uma obscura guerra entre céu e inferno, com viés políticos vai se revelando. Os seres humanos são meras peças nessa batalha que compromete o equilíbrio já estabelecido há eras. A magia não é a única ferramenta de Constantine, que por ter um caráter duvidoso, conhecido como trapaceiro, também se utiliza de muita sagacidade e malícia para vencer os demônios. Nesse jogo entre o céu e o inferno, ele praticamente é um jogador de poker. Delano apresenta uma boa trama, rica em textos bem desenvolvidos, com personagens interessantes, destacando a complexidade da personalidade atormentada de John Constantine, ficando claro que sua popularidade entre os leitores não é em vão. É uma ótima oportunidade para adquirir esse relevante material, que foi a publicação mais extensa do antigo selo Vertigo da DC Comics. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!


Editora: ‎ ‎ Panini; 1ª edição (21 outubro 2022)
Capa dura‏: ‎ 304 páginas

Dimensões: ‎ 18.5 x 1.9 x 27.5 cm
Roteiro: Jamie Delano, Rick Veitch
Arte: John Ridgway, Alfredo Alcala, Rick Weitch, Tom Mandrake, Brett Ewins, Jim McCarthy

Comentários