FILME - Strangler of the Swamp / O Estrangulador (1946)


Esse filme é curto, com 59 minutos de duração, como se fosse um pequeno conto de livro de terror. Estamos em um isolado vilarejo no meio de uma região pantanosa onde o único acesso é feito através de um barqueiro. A história começa com a recuperação do corpo de um jovem que provavelmente morreu afogado ao ficar preso em raízes à beira do rio. Logo percebe-se que os moradores do vilarejo são bem supersticiosos e a maioria teme a lenda acerca de uma maldição sobre um tal estrangulador. 


Três senhoras acreditam que na verdade foi ele que matou esse jovem encontrado no rio. Essa lenda teve origem quando o antigo barqueiro chamado Douglas, foi acusado pelo assassinato de um fazendeiro local. Douglas sempre se disse inocente, mas foi julgado e condenado à forca, porém, em suas últimas palavras ele proferiu uma maldição, prometendo voltar da morte para estrangular seus carrascos e seus descendentes. A corda onde ele foi enforcado permaneceu pendurada na árvore como símbolo de justiça. O atual barqueiro, Joseph, acha tudo uma besteira até o infeliz momento em que o espírito vingativo de Douglas aparece para levá-lo. A vaga de barqueiro fica em aberto até que Maria, a neta de Joseph, chega de viagem, assumindo o lugar do avô. 




O vilarejo se divide entre os que acreditam e os que ridicularizam a lenda, mas o fato é que o estrangulador não vai parar, a não ser que alguém se ofereça em sacrifício por vontade própria. Uma boa história de terror, e acreditem quando dizemos que o visual do estrangulador é assustador, pois ele parece um borrão sem olhos no meio do pântano a noite. Um ótimo personagem a ser lembrado. Se o filme fosse colorido, talvez o resultado visual não ficasse tão bom. A parte negativa é o pequeno romance do casal jovem que contrasta um pouco com a trama, devido a encenação meio caricata e exagerada, no entanto essa relação é importante para a história. Esse filme é um pouco difícil de achar, mas é um bom registro do gênero a se conhecer. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 - -% Tomatometer / 🍿35% Audience Score 
IMDb: 6,1

País: EUA
Direção: Frank Wisbar
Roteiro:  Frank Wisbar, Harold Erickson
Produção: Raoul Pagel
Elenco: Rosemary La Planche, Robert Barrat, Blake Edwards, Charles Middleton, Effie Laird, Nolan Leary,  Frank Conlan, Therese Lyon, Virginia Farmer
Distribuidora: Producers Releasing Corporation (PRC)

Comentários