PERSONALIDADE - Julia Ducournau


Julia Ducournau é diretora e roteirista de cinema. Filha de médicos cinéfilos, nasceu em Paris no dia 18 de novembro de 1983. Desde pequena, por influência dos pais que falavam constantemente sobre medicina e o corpo humano, era interessada por aspectos de transformações dos corpos e tratava a morte e a decomposição como normais. Julia se formou em letras modernas e inglês e em 2004 frequentou a escola de cinema e televisão La Fémis, onde estudou roteiro. Lá realizou um curta sobre uma menina que se coçava até ficar com um buraco na testa, já demonstrando sua singularidade e ousadia. 


Seu primeiro trabalho foi um curta-metragem chamado Júnior, lançado em 2011, que retrata a metamorfose de uma adolescente. Júnior ganhou o Petit Rail d'Or no Festivas de Cinema de Cannes de 2011. Em 2012 ela lançou um filme para televisão chamado Mange sobre uma garota em recuperação da bulimia que busca vingança. Seu primeiro longa, Raw, exibido na Semana da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Cannes, foi realizado em 2016. Foi premiado como Melhor Filme pela FIPRESCI e ganhou o Prêmio Sutherland de Melhor Primeiro Longa-Metragem no Festival de Cinema de Londres. 



Contando a história de uma garota vegetariana que passa a gostar de carne humana, o filme é sobre canibalismo. Chocou a audiência e sua exibição e levou Julia a ser conhecida dentro do universo do terror. Em 2021, lançou seu segundo longa-metragem: Titane. Por ele, Ducournau foi premiada com a cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2021, se tornando a segunda cineasta a vencer a categoria sozinha e a quarta mulher a receber o prêmio. Julia tem como influência os trabalhos de David Cronenberg, Brian de Palma, Pier Paolo Pasolini, Na Hong-jin, Edgar Allan Poe, entre outros. Seu trabalho é conhecido por ser perturbador e brutal, utilizando o horror corporal e as mudanças físicas e psicológicas de seus personagens para abordar a monstruosidade. Mesmo com uma carreira recente, Julia Ducournau é um nome que merece ser destacado no terror!

Comentários