FILME - Out Of Darkness (2022)


 
Talvez não haja fidelidade com a precisão histórica e nem com a etnia retratada aqui em Out Of Darkness (2022), e de verdade isso não compromete o filme. O que sabemos é que a história que se passa há 45,000 anos, gira em torno de um pequeno grupo de 6 nômades migrando para a região norte das highlands em algum lugar do que parece ser a Europa.



Liderados por Adem, eles buscam um novo lugar onde possam se instalar e prosperar, mas o cenário atual é completamente desolador, com uma terra seca, improdutiva e sem a presença de animais. Junto de Adem estão a sua mulher grávida Ave, seu filho Heron, seu irmão Geirr, o ancião Odal e a agregada Beyah. O grupo parece ter um pouco de receio em relação ao teimoso e áspero Adem, já que as condições apontam que essa viagem não foi uma boa idéia, inclusive com Odal tentando convence-lo várias vezes a desistir, mas sem sucesso. Chegando a beira de uma floresta, eles resolvem acender uma fogueira, descansar e esperar a luz do dia para atravessá-la.





O que já parecia ruim vai piorar muito, quando depois de  perceberem algo se movimentando ao seu redor, o jovem Heron é simplesmente arrancado do grupo e levado pela floresta. Incapazes de agir à noite em um terreno desconhecido, o medo toma conta do grupo e Adem acaba perdendo o controle. Essa cenário pesado, desolado e hostil, em um belíssimo registro de fotografia acabam impondo uma densa atmosfera sobre os personagens dessa trama de terror psicológico muito bem construído, com boas e honestas interpretações. A tensão e o embate dos protagonistas frente a iminência do perigo, prevalecem até o fechamento da história que de certa forma até é previsível. Mas como já sinalizamos, o que importa no enredo são as escolhas feitas por esse grupo de pessoas perante um perigo desconhecido. A jornada é mais relevante do que seu destino final. O filme também levanta reflexões e críticas sobre a relação homem - mulher e seus papéis enquanto comunidade, desde os seus primórdios. Por esse motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!






Rotten Tomatoes: 🍅85% Tomatometer / 🍿54%
Audience Score IMDb: 5,9

País: Reino Unido
Direção: Andrew Cumming
Roteiro: Ruth Greenberg
Produção: Oliver Kassman
Elenco: Safia Oakley-Green, Kit Young, Chuku Modu, Iola Evans, Arno Luening, Luna Mwezi, Rosebud Melarkey, Tyrell Mhlanga
Distribuidora: Bleecker Street

Comentários