FILME - Dream Scenario / O Homem dos Sonhos (2023)


 
Uma garota se aproxima da área da piscina de sua casa, enquanto seu pai varre as folhas secas do quintal. De repente, vário objetos começam a cair do céu, e o pai apenas observa sem nenhuma reação, enquanto a assustada garota começa a flutuar, como se fosse puxada em direção ao céu. Assim começa Dream Scenario / O Homem dos Sonhos (2023), direto ao ponto de seu sugestivo título.



Esse é o sonho que Sophie está descrevendo para seu pai Paul, que acha curioso o fato de não ter reagido, ao mesmo tempo em que explica para a filha que na vida real ele a acolheria. Aparentemente levando uma vida comum, casado e com duas filhas, Paul é um pacato professor que leciona biologia evolutiva em uma universidade, mas apesar das aparências ele tem grandes frustrações. O simpático professor não é um cara popular, aliás ele é irrelevante aos olhos da sociedade. Suas aulas tem poucos alunos, ele não é convidado a jantares na casa de colegas e profissionalmente as pessoas não lhe dão os devidos créditos. Ele inclusive demonstra uma grande dificuldade em se impor através de palavras.






É o típico personagem patético, bobo, desprovido de maldade e capaz de cativar o espectador. Tudo vai mudar em sua vida quando a exemplo de sua filha, muitas outras pessoas começam também a sonhar com Paul, cada uma em um contexto diferente mas ele sempre lá só observando, sem reação. Da noite para o dia o irrelevante homem vira um fenômeno viral, se tornando uma celebridade. As aulas ficam lotadas, Paul tira foto com desconhecidos na rua, escuta sobre os sonhos que tiveram com ele e uma empresa gestora de imagem lhe faz propostas para os mais variados tipo de publicidade de diferentes produtos. Acontece que a fama não tráz só coisas boas e a trama trata justamente de mostrar como Paul sofrerá as consequências disso tudo, e a maneira como isso afetará a sua família, inclusive depois que os sonhos se tornarem pesadelos onde ele vira o protagonista violento. Em nenhum momento é apresentada uma explicação ou motivo para o surgimento de tal fenômeno bizarro e esse também não é o foco, já que nada é tão aterrorizante quanto o comportamento humano diante desse evento midiático. Esse filme mistura fantasia, terror e drama, propondo de modo criativo reflexões direcionadas ao individuo e sua relação com as mídias sociais, a cultura de cancelamento e o imediatismo. O ator Nicolas Cage está sensacional no papel do frágil Paul, desenvolvendo muito bem as várias nuances de sua personalidade. Essa produção recém chegada aos cinemas foi uma grata surpresa. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!





Rotten Tomatoes: 🍅91%Tomatometer / 🍿68%
Audience Score IMDb: 7,0

País: EUA
Direção: Kristoffer Borgli
Roteiro: Kristoffer Borgli
Produção: Ari Aster, Tyler Campellone, Jacob Jaffke, Lars Knudsen, Nicolas Cage
Elenco: Nicolas Cage, Lily Bird, Julianne Nicholson, Jessica Clement, Star Slade, David Klein, Kaleb Horn, Liz Adjei, Michael Cera, Tim Meadows, Dylan Gelula, Dylan Baker
Distribuidora: A24

Comentários