FILME - Paranoiac / Paranóico (1963)


Esse filme apresenta uma trama bem intrincada com personagens complexos e de personalidades fortes. Ambientado em uma grande mansão, a história basicamente gira em torno dos irmãos da família Ashby e todo o seu tormento que teve início com a morte dos pais quando ainda eram crianças, há 11 anos atrás. A situação ficou ainda pior quando alguns anos depois, um dos três irmãos, Tony, resolveu tirar sua própria vida se atirando de um penhasco em direção ao mar, deixando apenas um bilhete. 


Esses acontecimentos resultaram em fortes impactos na personalidade dos outros dois irmãos. Simon virou um playboy mimado que só pensa no dinheiro e em si mesmo, não vê a hora de se tornar o responsável pela fortuna da família, vive bêbado e passa por grandes oscilações de humor. Já a sensível Eleanor se encontra completamente vulnerável, sendo assistida por uma enfermeira e sempre submetida a medicações. Os dois estão sob a tutoria de sua tia Harriet que não esconde seu favoritismo, além de claramente reprimir um estranho e perturbador desejo por Simon. Tudo vai mudar completamente com a chegada de um homem, que aparenta ser Tony, só que agora crescido. Simon, que estava para se tornar o principal administrador e herdeiro da família, tem seus planos frustrados e passa a ter vários surtos e crises de paranoia. 




Tanto Simon quanto a tia Harriet, não acreditam que ele seja Tony de fato, ao contrário de Eleanor que fica extasiada com o retorno do querido irmão com quem ela sempre foi apegada. Os personagens secundários também tem suas peculiaridades assim como características marcantes, importantes para formar a trama. Paranoiac (1963) é um suspense  muito bem conduzido com boas doses de mistério e terror, que até evocam um pouco a atmosfera de Psycho (1960). Destaque para o ator Oliver Reed no papel do intrigante Simon, com personalidade impulsiva e despreocupada que carrega seus próprios dilemas internos e segredos. Ele acaba entrando em confronto direto com os outros personagens que são bem desenvolvidos e que vão revelando importantes detalhes pessoais ao longo do filme. Um prato cheio para manter o espectador constantemente intrigado e envolvido com a história. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!


Rotten Tomatoes: 🍅80% Tomatometer / 🍿70% Audience Score 
IMDb: 6,8

País: Reino Unido
Direção: Fred Francis
Roteiro:  Josephine Tey, Jimmy Sangster
Produção: Anthony Hinds
Elenco: Janette Scott, Oliver Reed, Alexander Davion, Liliane Brousse, Sheila Burrell, Maurice Denham, 
Distribuidora: Rank Film Distributors

Comentários