Admitimos que temos um fraco pelos filmes found footage. Estamos sempre dispostos, desde aquele filme com uma produção caprichada, até o que quase não tem recursos. Esse filme peruano, Secreto Matusita, é para quem está disposto. Já tínhamos batido o olho nele, mas ficávamos adiando até que esse final de semana conferimos essa pequena produção de 2014. A história gira em torno de uma equipe formada por três colegas de faculdade mais um médium, que desapareceram enquanto registravam um documentário a respeito de uma famosa casa abandonada, repleta de lendas de atividades paranormais.
O filme são os registros das suas câmeras, encontradas por um segurança, que anteriormente foi quem facilitou a entrada dos quatro na casa. A propriedade pertenceu à família Matusita, que era de origem japonesa. Após terríveis assassinatos ocorridos décadas atrás envolvendo os familiares e seus funcionários, surgiram histórias e testemunhos sobre aparições, vozes, sons e luzes dentro da propriedade abandonada. Diz a lenda que a primeira proprietária dessa grande casa, estava envolvida em magia negra, e que de algum jeito ela teria amaldiçoado o local. O roteiro não traz nenhuma novidade. A equipe instala câmeras por todos os cômodos, a fim de criar um amplo campo visual e poder captar qualquer atividade. Não demora muito e os moradores ocultos começam a dar sinais, até que a interação se torna o mais real possível.
Um detalhe positivo é a produção da ambientação, bem verossímil e próxima da realidade, no que diz respeito a um lugar antigo, sujo e abandonado. Isso é algo que se perde muito em grandes produções. As entidades funcionam quando estão borradas ou mostradas em partes, em cortes rápidos de câmera. Acabam perdendo a força quando reveladas claramente por mais tempo em cena. Na nossa visão, isso quebra o mistério. Para quem gosta de filmes com registros de câmeras, pode ser um bom divertimento, para se assistir sozinho ou em duas pessoas, no escuro e com som alto, mesmo sendo um tipo de história contada muitas vezes. Uma curiosidade interessante é a de que a casa realmente existe e ela é recheada de histórias de fantasmas. Existem várias reportagens a respeito no youtube. A premissa é muito parecida com a de outro found footage do mesmo ano, só que produzido no México e do qual já falamos aqui, intitulado Perdidos. Por esse motivos, SUSPIRO E ARREPIO DEIXA POR SUA CONTA E RISCO!
IMDb: 5,0
País: Peru
Direção: Dorian Fernández-Moris
Roteiro: Ursula Vilca, Francisco Bardales
Produção: Nevenka Yanovich
Elenco: Bruno Espejo, Lupita Mora, Eduardo Ramos, Willy Gutiérrez, Miguel Baldeón, Rafael Pulgar, Fernando Vivas, Mirella Carbone, Boris Sevelora
Distribuidora: United International Pictures
Comentários
Postar um comentário