Temos aqui o resultado de um compilado de autores e histórias organizados pelos autores Neil Gaiman e Al Sarrantonio, cujos trabalhos também fazem parte desse total de vinte e sete contos. Mas já vamos adiantar que tanto a arte da capa quanto o título Seres Mágicos e Histórias Sombrias evocam a ideia de um tom de terror que o livro não possui. Muitas histórias tem um tom soturno, dramático e melancólico, assim como outras trazem um ar aventureiro e divertido. Temos muitas metáforas e situações oníricas, com finais que ficam muito a cargo da interpretação do leitor. A fantasia mesmo acaba aparecendo em poucas histórias.
Mas apesar da capa parecer vender uma coisa diferente do conteúdo, a coletânea apresenta ótimas narrativas, como é o caso do próprio Neil Gaiman em A verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras. Uma narrativa curta e muito bem construída no melhor estilo fábula, que conta a história de um anão determinado a chegar na misteriosa Ilha das Brumas, onde há uma caverna cheia de ouro que realiza desejos. Mais importante que o destino final dessa viagem, será o percurso a ser feito. Vamos destacar o conto que mais gostamos e o mais divertido, que é Perdedor do famoso Chuck Palahniuk (se você esteve fora da terra nos últimos 27 anos, ele é o autor de O Clube Da Luta). É um conto bem curto cuja história é narrada pelo protagonista que faz parte de uma fraternidade estudantil, e que deve seguir a tradição de participar de um programa de tv de perguntas e respostas, após usar ácido. A descrição detalhada dessa experiência rendeu uma bela história.
O conto O Diabo na Escada de Joe Hill, com características metalinguísticas, retrata um jovem que vive em lugar onde existe uma lenda a respeito de um portão misterioso que nunca deve ser cruzado. Acontece que logo após cometer um crime, esse rapaz vê esse portão como sua única rota de fuga, e ao tomar esse caminho ele terá a chance de conversar com seus demônios internos. Achamos que esse conto poderia ser menos extenso. Temos histórias de vampiros, histórias de irmãos, crises existenciais, enfim, histórias sobre assuntos e situações diversas sobre a vida. Algumas menos interessantes, claro, numa coletânea dessas é difícil gostar de tudo. Histórias legais sem nada assustador, com belas ilustrações de Jason Limon e a tradução de Regiane Winarski, em um belo trabalho editorial da editora Darkside. Desses vários autores destacamos ainda Jeffery Deaver, Joanne Harris, Joyce Carol Oates e Walter Mosley. Lembrando que através desses compilados de contos sempre é possível achar um novo autor favorito. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Autores: Neil Gaiman, Al Sarrantonio
Editora: Darkside; 1ª edição (14 novembro 2019)
Capa dura: 448 páginas
Dimensões: 23.4 x 16 x 3.4 cm
Comentários
Postar um comentário