FILME - Unwelcome (2022)


Maya e Jamie são um jovem casal que moram em Londres e estão a espera do primeiro filho. Quando descobrem a gravidez, Jamie sai para comprar um espumante para comemorar a novidade tão desejada. No caminho, ele é abordado por um grupo de arruaceiros que o segue e invadem sua casa, agredindo ele e sua esposa. Traumatizados com a violência da cidade grande, eles resolvem se mudar para o interior da Irlanda, já que Jamie herdou uma casa de campo de sua tia falecida. Na pequena vila eles são recepcionados por Maeve, uma senhora que conta a eles que a tia tinha uma crença em que devia, todos os dias, colocar um pedaço de carne em um local de seu jardim para alimentar os Redcaps.


Na crença dela, caso isso não fosse feito, coisas ruins poderiam acontecer. Os Redcaps são uma espécie de pequenos elfos malignos presentes na mitologia celta. Gratos por terem recebido a casa de herança, Maya se compromete a continuar com o ritual e assim o faz, mesmo sem acreditar. Porém, logo o casal irá descobrir que a lenda é real e que os Recaps são mais mortais do que imaginavam. Mas será que eles são piores que os seres humanos? Unwelcome é um filme de terror que, mesmo não gerando medo, é bem interessante. Achamos sempre muito legal conhecer novas mitologias e isso nos conquistou. 




A lenda poderia ser mais aprofundada, o que vemos é uma apresentação desses seres dentro da história de um casal que lida com a violência humana. Os dois atores principais tem química, funcionam como marido e mulher e são carismáticos. Os antagonistas também desempenham um bom papel e sentimos raiva e repulsa por eles. Os Redcaps são feitos tanto com animatronics quanto digitalmente e esses efeitos, por mais que não sejam primorosos, não atrapalham. A fotografia é incrível. Além das belas paisagens irlandesas, o longa é colorido, meio que onírico, quase como se estivéssemos diante de uma fábula. O roteiro é bem desenvolvido. Tem começo, meio e fim. Aborda algumas questões para além da violência, como a maternidade, o abuso, a confiança. Há pouco gore, mas quando ele acontece, é bem marcante. Unwelcome não tem suspense, mas nos deixa curiosos com o destino da história e ficamos presos na trama. É um filme que vale a pena conferir. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅69% Tomatometer / 🍿52% Audience Score 
IMDb: 4,9

País: Reino Unido
Direção: Jon Wright
Roteiro:  Mark Stay, Jon Wright
Produção: Piers Tempest, Peter Touche
Elenco: Hannah John-Kamen, Douglas Booth, Colm Meaney, Jamie-Lee O'Donnell, Kristian Nairn, Niamh Cusack, Rick Warden, Bradley Turner, Chris Walley
Distribuidora: Well Go USA

Comentários