FILME - Man-Made Monster / O Monstro Elétrico (1941)


Tanto pela curta duração, quanto pela temática da história, esse filme cabe no formato de um antigo episódio de série de tv, do estilo ficção científica e terror. A história começa com o acidente de um ônibus se chocando contra uma torre de alta tensão onde cinco passageiros morrem eletrocutados, com exceção de um homem que demonstra possuir grande resistência a descargas elétricas. O pacato Dan McCormick, mais conhecido como Dínamo Dan, trabalhava até então com pequenas apresentações em um quiosque, com truques que envolviam eletricidade controlada. Talvez esse contato direto com rede elétrica onde Dan se colocava como condutor humano, tenha lhe causado alguma alteração celular ou glandular, desenvolvendo assim uma imunidade à eletricidade. 


Pelo menos é essa a teoria de um cientista, o simpático Dr. Lawrence, que trabalha com pesquisas avançadas na área de eletrobiologia. Tentando entender essa condição peculiar, o doutor oferece a Dan um emprego e moradia, onde ele simplesmente se dispõe a passar por acompanhamento médico, com exames de sangue, coordenação muscular e reflexos. Dan aceita a proposta e se muda para a casa do Dr. Lawrence onde também funciona seu laboratório. Lá ele conhece June, a sobrinha de Lawrence e o outro cientista responsável pelas pesquisas, o ambicioso Dr. Rigas. Agora está completa a base dessa trama, pois o Dr. Rigas, de ética muito duvidosa, acredita que a eletricidade pode aprimorar o ser humano, possibilitando até a criação de super soldados. O fato é que tendo Dan por perto, ele não vai medir esforços para alcançar seu objetivo.




Nessa mistura de ficção científica e terror, acompanhamos o drama vivido por Dan, sendo explorado, submetido a grandes descargas de energia, até ficar dependente dela e praticamente incapaz de tomar as próprias decisões. A história triste desse personagem, que se soma a galeria de monstros da Universal, é bem simples, mas muito bem produzida, levando em consideração a época e os resultados dos efeitos especiais. Esse filme marca a estreia de Lon Chaney Jr. nos filmes de terror, lembrando que em seguida, no mesmo ano e com o mesmo diretor, ele viria a estrelar O Lobisomem. Há indícios e muitos já comentaram de que O Monstro Elétrico possa ter influenciado Wes Craven no filme Shocker de 1989. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 - -% Tomatometer / 🍿35% Audience Score 
IMDb: 6,1

País: EUA
Direção: George Waggner
Roteiro:  Joseph West
Produção: Jack Bernhard
Elenco: Lon Chaney Jr., Lionel Atwill, Anne Nagel, Frank Albertson, Samuel S. Hinds, William B. Davidson, Ben Taggart, Connie Bergen
Distribuidora: Universal Pictures

Comentários