HQ - Joe Hill Dark Collection Vol. 1: A Capa (2020)


Temos aqui um drama sinistro de terror e fantasia, que distorce qualquer imagem de um possível super-herói. São duas histórias que se complementam, A Capa e A Capa:1969. Começamos vendo duas crianças, dois irmãos na verdade, Eric e Nick brincando de herói e bandido. Eric de capa é o Raio Rubro, enquanto Nick de máscara é o Risco. Os dois correm para perto de uma grande árvore velha a qual Eric acaba subindo. Um galho se rompe e os dois são surpreendidos pelo fato de que Eric continua flutuando no ar. 


Eles ficam assustados e Eric se desprende da capa indo direto para o chão. Depois de várias cirurgias e muitos pontos ele passaria um bom tempo no hospital. Damos alguns saltos no tempo e certo dia Nick aparece em casa com uma amiga, Angie que pouco tempo depois vai acabar ficando com Eric. A princípio eles se compreendem e se completam como um casal muito bem, mas há algo de errado com Eric. Diferente de todo mundo ele estagnou na vida, não consegue progredir profissionalmente, não tem uma vida social e alimenta uma certa raiva por ver seu irmão e sua namorada crescendo. Eric atribui isso às suas recorrentes dores de cabeça, e ele acredita que desde a queda da árvore quando criança, ele não foi mais o mesmo. Ele e o irmão nunca mais falaram sobre o ocorrido e na época ele quis sua capa de volta, mas sua mãe havia dito que a jogara fora. Isso vai mudar, quando depois de brigar e terminar com Angie, Eric se vê sem dinheiro para o aluguel e acaba indo embora para a casa de sua mãe. Ele se acomoda no porão e ao dormir ele puxa algo para se cobrir do frio. Qual sua surpresa ao acordar de madrugada flutuando no quarto e descobrir que se cobriu com a sua velha capa de criança. A partir desse momento temos um Eric agressivo, intolerante e vingativo. A presença da capa parece influenciar a sua personalidade e ele não só maltrata sua mãe como passa a ter ciúmes da amizade de seu irmão com Angie. 




Nesse ponto Eric já se encontra completamente corrompido e vai se utilizar de seu poder para se vingar de todos que ele acredita o terem enganado, não importa quem seja. É impossível não fazer aqui uma relação com o filme Brightburn. Um poder fantástico que dá a possibilidade de fazer o bem, mas que acaba sendo revertido para o mal. A leitura nos deixa pasmos quanto ao sangue frio de Eric que aparentemente não tinha uma exata explicação, até que a segunda história, A Capa:1969 nos revela a origem desse poder. Uma história sobre o capitão Cory, pai de Eric e Nick, que partiu para a guerra do Vietnã quando eles ainda eram crianças e nunca retornou. Essa narrativa sombria é bem aprofundada no que diz respeito aos personagens e muito bem roteirizada. A história é de Joe Hill e Jason Ciaramella, e as artes são de Zach Howard e Nelson Dániel. Essa bela graphic novel de 224 páginas lançada pela Editora Darkside, é a primeira parte da coletânea de histórias em quadrinhos inspiradas no universo de terror de Joe Hill. A tradução aqui ficou por conta de Érico Assis. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Editora: ‎ Darkside; 1ª edição (7 outubro 2020)
Capa dura‏: ‎ 224 páginas
Dimensões: ‎ 17 x 2.5 x 26 cm

Comentários