HQ - Fronteiras do Além (2020)


Era de nosso interesse dar uma passada por essa publicação, já que pretendemos dedicar um espaço aos ótimos artistas de terror nacionais em nosso database. Os quadrinhos são uma paixão nossa aqui no Suspiro e Arrepio e mais para frente vamos resenhar algumas histórias de ilustradores, editores e revistas que marcaram época, principalmente entre os anos 60 e 80. Mas antes disso, já é possível conhecer a história de um grande precursor desse movimento aqui no Brasil, que foi o gigante Jayme Cortez.


A editora Pipoca e Nanquim, sob a curadoria de Fabio Moraes, traz esse livro que é um misto de quadrinhos e artbook, portanto um item de colecionador. O livro, que por sinal é muito bem organizado, além de apresentar todas as histórias de terror de Jayme Cortez, vem também com conteúdo biográfico desse português naturalizado brasileiro, que chegou aqui em 1947 decidido a trabalhar com ilustrações e quadrinhos. Logicamente seu início profissional não foi fácil, mas esse prolífico artista aos poucos galgou seu espaço com maestria, desenhando gêneros infantis, policiais, fantasia e o que mais se destacou, que foi o terror. Reconhecido mundialmente, o premiado Jayme Cortez, dono de um traço característico, ainda criou materiais didáticos de ilustração, além de uma grande atuação na área publicitária. 






É incontestável a sua contribuição e influência nas histórias em quadrinhos da década de 40 em diante. O livro mostra também uma galeria com várias capas que ele ilustrou para diferentes revistas, assim como pôsteres feitos para o cinema nacional, como por exemplo filmes de José Mojica Marins. Outras partes muito bacanas são alguns detalhes técnicos descritos de ilustração e os relatos de vários profissionais a respeito de Jayme Cortez, redatores, editores, ilustradores, publicitários e diretores de arte. Quem escreve o prefácio do livro é Maurício de Souza. Não conseguimos imaginar uma equipe editorial mais apropriada para lançar esse material, senão o Pipoca e Nanquim. Foi lançado em 2020, com capa dura, conteúdo predominantemente preto e branco mas também possui partes coloridas, e é uma das publicações desta editora que a gente mais gosta aqui na nossa estante. Recomendamos também uma passada pelo blog de Jayme Cortez, criado por Fabio Moraes, cujo endereço é jaymecortez.blogspot.com e é muito bem recheado de conteúdo. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Editora: ‎ Pipoca E Nanquim; 1ª edição (10 junho 2020)
Capa dura‏: ‎ 132 páginas
Dimensões: ‎ 27.8 x 21 x 1.4 cm

Comentários