FILME - The Pale Blue Eye / O Pálido Olho Azul (2022)


O Pálido Olho Azul é uma adaptação do livro de mesmo título do autor Louis Bayard. No ano de 1830, o renomado e aposentado inspetor Augustus Landor é convocado para comparecer às pressas à Academia Militar de West Point, onde um misterioso crime aconteceu. Um cadete que foi encontrado morto, teve seu coração retirado, e tal crime brutal coloca a reputação da tradicional instituição em jogo. Sendo assim, seus dirigentes pedem ajuda e solicitam uma investigação de grande urgência a Landor, conhecido por solucionar casos complexos no passado.


Em dado momento, no andamento de suas investigações, Landor é surpreendido por um jovem cadete que lhe apresenta algumas hipóteses a respeito do crime. Esse personagem é a peça que acrescenta um certo charme a essa narrativa policial gótica. Esse jovem, ainda no anonimato, é o poeta Edgar Allan Poe. Apesar de ser uma ficção, é interessante como o autor adicionou elementos reais, trazendo não só a figura de Poe, mas, o fato de que realmente ele frequentou a academia para cadetes em West Point. O filme tem um ritmo bem dinâmico, mas a investigação comandada por Landor e que tem Poe como ajudante, não é de fato tão aprofundada em detalhes, como uma fã de mistério policial gostaria, porém seu andamento é bem pontuado e de fácil entendimento. 




O diretor coloca sua atenção em torno dos personagens Landor, interpretado por Christian Bale, e Poe, interpretado brilhantemente por Harry Melling, e aí sim podemos ter fãs satisfeitos. Essa química entre os dois funciona muito bem, sendo um com personalidade mais voltada para a razão, e o outro com uma certa percepção esotérica acentuada. O que realmente não dá para entender é a presença de atores como Robert Duvall e Charlotte Gainsbourg, que não devem ter falado mais do que cinco frases cada um. A fotografia e a ambientação são um grande destaque. Agradável de se assistir, é um bom entretenimento cujo mistério pode surpreender, e que nos deixa uma vontade de ver a continuidade desse Edgar Allan Poe de Melling mais velho em uma outra história. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅66% Tomatometer / 🍿71% Audience Score 
IMDb: 6,7

País: EUA
Direção: Scott Cooper
Roteiro: Scott Cooper
Produção: Christian Bale, Scott Cooper, John Lesher, Tyler Thompson
Elenco: Christian Bale, Harry Melling, Gillian Anderson, Lucy Boynton, Robert Duvall, Charlotte Gainsbourg, Charlie Tahan, Timothy Spall, Toby Jones, Simon McBurney
Distribuidora: Netflix

Comentários