FILME - Friday the 13th / Sexta-feira 13 (1980)


Hoje, sexta-feira 13, dia emblemático para nós, fãs de terror. E como é dia de indicação por aqui, nada mais justo que seja o Friday the 13th. Após ser fechado por uma série de desastres e ter virado uma lenda de terror que o transformou em “Acampamento Sangrento”, Camp Crystal Lake será reaberto.


Alguns jovens monitores, mesmo avisados pelos moradores locais das lendas sinistras, se dirigem para o lugar, mas ao invés de preparar o ambiente para a reabertura, eles começam a ser mortos, um por um. Com uma trama simples e um orçamento modesto, Friday the 13th é um ótimo representante do gênero slasher. A equipe técnica é eficiente e traz uma boa trilha sonora e fotografia. A filmagem é bem interessante com uma câmera subjetiva que auxilia no desenvolvimento do suspense. O destaque é para a maquiagem, realizada pelo mestre Tom Savini. As cenas de mortes, que são explícitas, conseguem ser bem feitas até hoje. Os personagens, mesmo tendo todo estereótipo dos anos 80, despertam empatia. 




Eles não são desenvolvidos, até porque o objetivo é a morte. As atuações são um pouco limitadas por esse motivo, mas Kevin Bacon e Betsy Palmer se destacam de todo o elenco. O filme é recheado de inspirações, como Halloween, Tubarão e Carrie, mas tem sua originalidade e criatividade. Além disso, o longa apresenta uma das maiores reviravoltas do terror. Mesmo que em alguns momentos o filme seja lento, a experiência como um todo é muito divertida e entretém. E é nesse filme que nasce um dos maiores vilões de todos os tempos. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅63% Tomatometer / 🍿60% Audience Score IMDb: 6,4

País: EUA
Direção: Sean S. Cunningham
Roteiro:  Victor Miller
Produção: Sean S. Cunningham
Elenco: Betsy Palmer, Adrienne King, Harry Crosby, Laurie Bartram, Mark Nelson, Jeannine Taylor, Robbi Morgan, Kevin Bacon, 
Distribuidora: Paramount Pictures, Warner Bros.

Comentários

  1. Clássico simplesmente obrigatório a todo fã de filmes de terror. Se o seu herói é Jason Vorhees, você nunca sai decepcionado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário