PERSONAGEM - Grinch


Grinch é um personagem fictício criado pelo escritor norte americano Theodor Seuss Geisel, mais conhecido como Dr. Seuss, em 1957. O personagem teve três adaptações para às telas: um desenho em 1966, um filme em 2000 e uma animação em 2018. Dessa forma, a cada adaptação mais detalhes a sua história foram acrescentados. Originalmente o Grinch era uma criatura branca de olhos vermelhos, rabugenta e amargurada que vivia em uma caverna no topo de uma montanha acima da cidade dos “Quem” com seu cachorro Max. 

Grinch original de 1957

Grinch da animação de 1966

Os “Quem” eram amistosos, alegres e apaixonados pelo Natal, enquanto Grinch desprezava essa paixão, e como era muito perverso bolou um plano para estragar as festividades de Natal. Ele, na véspera de Natal, se vestiu de Papai Noel e seu cachorro de rena e foi a vila dos “Quem”, onde lá roubou todos os presentes, comidas e decorações para acabar com o espírito natalino. Em 1966 o personagem tornou-se verde para se adaptar melhor às telas, e em 2000 o longa-metragem trouxe novas informações sobre a origem da criatura. No filme, Grinch é malvado, mal-humorado e mesquinho. Tem o coração dividido em duas partes frias e pequenas, insensíveis ao amor e à união do espírito do Natal. Ele vive às margens de “Quemlândia” e é visto como um monstro, tanto por suas ações quanto por sua aparência.

Grinch, o filme de 2000

Grinch, a animação de 2018

Mas Grinch, na realidade, é apenas um reflexo do que vivenciou em sua infância. Por ser diferente, foi negligenciado, sofreu bullying e se afastou da sociedade, tornando-se uma criatura do mal. O Grinch é um símbolo do Natal e, diferente da maioria dos símbolos dessa época do ano, representa o espírito anti-Natal. Ele é um personagem que pode facilmente figurar no universo do horror.

Comentários