HQ - Alien, A História Ilustrada (2019)


Para qualquer fã da franquia, esse é um item muito importante para se ter na coleção. Originalmente essa adaptação em quadrinhos de Alien, é também de 1979, publicada pela revista Heavy-Metal, e foi produzida quase que simultaneamente ao filme. Os responsáveis pelo quadrinho são Archie Goodwin, que fez o roteiro, e Walter Simonson a frente das ilustrações. Não tinha como esse trabalho dar errado, afinal são duas lendas das hqs. Archie Goodwin passou pelas grandes editoras, mas marcou época como editor-chefe na Marvel. Walter Simonson também transitou pela DC e também ficou mais conhecido pelo seu trabalho na Marvel, mais especificamente com sua consagrada passagem pelo título do Thor. 


Os dois chegaram a trabalhar com adaptações de Star Wars e vários outros títulos, e ganharam vários prêmios juntos . Essa graphic novel de Alien, ganhou o Harvey Awards de melhor adaptação. A história nos leva ao espaço e nos apresenta a nave Nostromo, um cargueiro de refinaria voltando para a terra. Sua tripulação acorda do sono criogênico e recebe um estranho sinal pelo rádio, que parece ser um pedido de socorro. Seguindo o protocolo da empresa, o capitão decide ir em direção ao planeta de origem do sinal. Ao entrar na atmosfera, a nave passa por uma forte turbulência mas consegue pousar sofrendo alguns danos. A protagonista, tenente Ripley, que no filme é interpretada por Sigourney Weaver, permanece na nave e a tripulação se divide entre os reparos e outra equipe que irá investigar o pedido de socorro. 




Eles encontram uma grande estrutura, cujo interior guarda estranhas formas orgânicas que se assemelham a ovos. Uma criatura salta de dentro de um desses ovos, e se fixa no rosto de um membro da tripulação. Ele fica em coma e imediatamente é levado de volta à nave. A tenente Ripley, alerta para o risco de trazer algo desconhecido a bordo, mas ninguém, nem o capitão, dá ouvidos. A partir daí todos sabem que foi uma péssima decisão. Também temos que levar em consideração que talvez uma geração mais nova não conheça a história. É muito curioso perceber que mesmo já conhecendo a trama através do filme, essa outra mídia consiga passar o mesmo tipo de tensão.



O trabalho desenvolvido em termos de suspense é um grande destaque. Toda a sequência, a quadrinização, o roteiro e as cores, conseguem causar essa sensação ao leitor. Publicação com ótima qualidade de capa dura e papel couché da editora Excelsior aqui no Brasil, que trás a versão remasterizada da editora Titan lançada lá fora em 2012. Definitivamente, uma graphic novel de terror e ficção científica que agrega muito valor a qualquer coleção. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Editora: ‎ Excelsior; Português edição (12 setembro 2019)
Capa dura‏: ‎ 64 páginas
Dimensões: ‎ 17.5 x 1.3 x 26.5 cm

Comentários