FILME - Violent Night / Noite Infeliz (2022)


Em Violent Night, uma família milionária se reúne para comemorar a véspera de Natal quando um grupo de mercenários invade a mansão em que eles estão e os fazem de reféns para roubar uma grande quantia de dinheiro que tem no cofre do local. O que esses ladrões não esperavam é que encontrariam o Papai Noel e que ele não é tão bonzinho quanto imaginam. Pensamos bastante se colocaríamos esse filme aqui, porque ele não é totalmente terror, mas acreditamos que por algumas cenas, vale falarmos sobre ele. 


Violent Night é uma sátira violenta de filmes natalinos, e já que a figura apresentada de Noel é corrompida, então faz parte do nosso escopo. Tem muita ação, tem comédia, tem drama, tem romance, tem gore. Aqui o Natal não é um pano de fundo, mas faz parte da narrativa. Os personagens não são muito aprofundados e por vezes são estereotipados. A relação familiar tem as tensões clássicas de qualquer família disfuncional. As atuações são medianas, com um pouco de exagero. Porém, dois atores se destacam no elenco: John Leguizamo como o líder dos mercenários e David Harbour como Papai Noel. Aliás, esse filme nos apresenta uma ótima versão do Papai Noel em crise existencial, onde ele é bruto, adora beber, está de saco cheio de sua tarefa no Natal, é sádico e agressivo. 




Mas ao mesmo tempo, tem um bom coração. Sua história pregressa poderia ter sido contada com mais detalhes, mas aparentemente não era o foco do longa. A ambientação, a fotografia, o figurino e a trilha sonora trazem todo aquele espírito natalino, como a neve, as decorações e as músicas. Os efeitos visuais e a maquiagem são ótimos. As cenas de morte são bem feitas, escancaradas e chocantes. Juntamente com os artefatos utilizados para matar, que são bem originais. Não é à toa que o longa tem classificação R. O roteiro é genérico, sem inovação, mas que não compromete a experiência. Com claras referências de “Esqueceram de Mim” e “Duro de Matar”, Violent Night é uma homenagem trash aos filmes de Natal, muito divertida e interessante. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅73% Tomatometer / 🍿88% Audience Score 
IMDb: 6,9

País: EUA, Canadá
Direção: Tommy Wirkola
Roteiro: Pat Casey, Worm Miller
Produção: Kelly McCormick, David Leitch, Guy Danella
Elenco: David Harbour, John Leguizamo, Alex Hassell, Alexis Louder, Edi Patterson, Cam Gigandet, Beverly D'Angelo, Brendan Fletcher, Mike Dopud
Distribuidora: Universal Pictures

Comentários