FILME - Monsters / Monstros (2010)


Esse interessante filme de 2010 não teve grande divulgação mas conseguiu angariar um bom número de fãs. Muitos esperavam um blockbuster cheio de destruição, e outros foram surpreendidos pela sensibilidade da história em apresentar um cenário de fantasia como pano de fundo para um contexto ainda maior. 


No começo do filme temos a explicação de que uma sonda foi enviada a uma das luas de Júpiter a procura de vida, mas no seu retorno à Terra, ela acabou fazendo um pouso forçado no México. Acontece que uma forma de vida veio junto na sonda, e acabou encontrando aqui na Terra, condições adequadas para sua reprodução. Passado um tempo, estabeleceu-se uma faixa no norte do México chamada de Zona de Infectada. Não é permitido transitar legalmente por essa área, e os EUA e México que agora estão separados por um gigantesco muro, são interligados apenas por transportes marítimos ou aéreos. Os seres alienígenas que se reproduziram, são enormes criaturas com grandes tentáculos que emitem uma luz própria e se parecem com polvos. Aparentemente costumam aparecer só à noite e ficam enfurecidos quando as forças armadas os atacam. No meio desse cenário está o fotógrafo jornalístico Kaulder, que tem o trabalho interrompido quando recebe a missão de encontrar Sam, a filha de seu patrão, e garantir que ela retorne em segurança aos EUA. O que parecia uma tarefa simples, acaba tendo os seus percalços e os dois não terão outra alternativa, a não ser atravessar a Zona Infectada. Essa jornada em meio a um território bem devastado ,vai lhes dar muito o que refletir. 




Será que essas criaturas, chamadas de monstros, são mesmo uma grande ameaça a população, ou é o ser humano movido pelo medo que tende a demonizar aquilo que não conhece? O filme é bem roteirizado, e conta com uma ótima produção. A área devastada assemelha-se muito com um cenário pós furacão e não temos exageros de efeitos especiais. O diretor aproveitou muito as pessoas locais, que não trabalhavam com atuação para interagir com os protagonistas, agregando um grande ar de realidade a história. O visual das criaturas lembra muito algo tirado de um conto de Lovecraft. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅73% Tomatometer / 🍿53% Audience Score 
IMDb: 6,4

País: Reino Unido, México
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Gareth Edwards
Produção: Allan Niblo, James Richardson
Elenco: Scoot McNairy, Whitney Able, Mario Zuniga Benavides, Annalee Jefferies, Justin Hall, Ricky Catter, Paul Archer, Stan Wong
Distribuidora: Magnolia Pictures

Comentários