Difícil encontrar alguém hoje em dia que não curta um colecionável. Já falamos em outro momento sobre essa paixão de muitos que buscam eternizar em suas estantes aqueles personagens favoritos. Hoje a marca em questão é a poderosa NECA ( National Entertainment Collectibles Association), super reconhecida pela alta qualidade de seus produtos e que também mantém uma relação ativa com seus consumidores nas redes sociais. A empresa existe desde 1996, e no início sua produção era voltada para produtos domésticos que não tinham nada a ver com as figuras de ação. Foi só lá em 2001 que eles realmente entraram nesse mercado e chamaram a atenção com o lançamento de uma coleção de figuras do filme Beetlejuice. Mas a NECA como a conhecemos hoje, surgiu a partir do momento em que Randy Falk ingressou na empresa. Hoje, além de gerente geral de desenvolvimento de produtos, ele também é vice-presidente da NECA. Podemos descrever Randy como um visionário fã de cultura pop com muito tato empreendedor.
Beetlejuice
Randy Falk
Ele foi o grande responsável por estruturar a equipe de escultores, trazendo pessoas que como ele têm paixão por cinema, TV, música e videogames. Hoje são mais de 50 licenças que variaram em 26 anos e que movimentam um mercado tanto de novos quanto de produtos já fora de catálogo. Claro que um dos temas destaque da NECA, diz respeito ao nosso escopo, que são as figuras de terror. Até 2004 a empresa tinha fixado seu característico formato de 7 polegadas ( aproximadamente 17 cm) com personagens de Ghostbusters, A Nightmare On Elm Street, Friday 13th e Halloween. A NECA também foi pioneira em criar pontos de vendas alternativos para a venda desses brinquedos, que agora tinham outro nome e não diziam respeito só às crianças. Eram figuras de ação colecionáveis, e adultos também eram o público alvo. Quando passamos pela transição do VHS para o DVD, os consumidores foram bombardeados não só pelos seus filmes favoritos sendo revisitados em uma nova mídia, mas também por uma gama de produtos alternativos com base nessas propriedades. Uma pessoa ia alugar ou comprar um DVD e ao lado encontrava a embalagem do boneco de Michael Myers por exemplo, que aliás, é uma linha que se mantém forte em vendas até hoje.
A Nightmare On Elm Street
Halloween
Em 2005 a empresa já tinha praticamente dobrado suas licenças em relação ao ano anterior e é interessante perceber a sensibilidade no olhar de Randy Falk em relação ao mercado. A Mattel tinha encerrado a produção da coleção He-Man, e a NECA acabou assumindo esse buraco, inclusive completando a linha com os personagens faltantes. Ainda é possível encontrar essas figuras pela internet, mas com aquele preço salgado. Também em 2005, personagens de terror foram reunidos em uma única linha chamada Cult Classics com licenças variadas como Dawn of the Dead, Silence of the Lambs, Gremlins, Terminator, Lost Boys e muito mais. De lá pra cá, linhas foram encerradas, ou mudaram de nome, ou foram reformuladas, sempre de acordo com os contratos de licença.
Masters Of The Universe
Dawn Of The Dead
Universal Classic Monsters
O fato é que a NECA está entre as maiores, e produziu ou continua produzindo tudo quanto é personagem que se possa imaginar. Além do tamanho de 7 polegadas ela também tem a linha de figuras em grande escala, sem falar nos formatos em diorama e miniaturas, além de outras. A empresa também criou o Haulathon, um evento de colecionadores global apresentando o melhor em figuras exclusivas. Nós também somos fãs da marca e nosso foco são os monstros clássicos da Universal e alguns personagens dos anos 80, e estamos sempre vasculhando a internet. E você, já encontrou o seu personagem favorito? Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Comentários
Postar um comentário