HQ - The Dark Man (2019)


Não é um livro propriamente dito, na verdade é um poema gráfico e algumas pessoas torceram o nariz a isso, mas é um item do universo de Stephen King extremamente importante para se ter na coleção, além de ser um belo trabalho. Esse personagem não saia da cabeça do jovem King na época de faculdade, quando sentado no refeitório ele resolve transcrevê-lo através de um poema, no verso do tabuleiro de um jogo. Isso foi lá em meados dos anos 60 e segundo o próprio autor, esse é o seu maior vilão, e que continua aparecendo em diferentes histórias do seu multiverso.




 Essa misteriosa figura, vestindo jeans e botas de caubói, sempre a espreita pelas sombras, surgiu na mente do escritor logo depois que ele assistiu ao clássico do faroeste The Good, the Bad, the UglyFoi o poema The Dark Man que materializou Randall Flagg, conhecido também por outros nomes em diferentes títulos de Stephen King. Ele já foi Richard Fannin, Raymond Feigler, Walter o'Dim, Marten Broadcloak, Walter Hodji, Bill Hinch, o andarilho, o homem de preto, o homem sem rosto, e por aí vai. O poema nos dá a descrição de uma pequena camada de quem realmente é Randall Flagg, pois só depois nos livros A Dança Da Morte e na coleção A Torre Negra iríamos ter a real noção e o tamanho desse personagem. Aqui em The Dark Man o vilão nos é apresentado como aquele que anda onde o medo habita o imaginário das pessoas, sempre à espreita, aguardando o melhor momento para se revelar. 




Randall nada mais é do que um agente do caos, aquele que se aproveita e facilita qualquer situação cujo resultado possa levar à degradação humana. Junto ao poema de Stephen King temos as fabulosas ilustrações hachuradas de Glenn Chadbourne, somando-se em um casamento perfeito e resultando numa narrativa única. Glenn já havia trabalhado em outras adaptações de King. Aqui no Brasil essa graphic novel é uma publicação da Darkside, num trabalho editorial de excelente qualidade. Diferente da versão gringa, aqui os textos foram separados das ilustrações, então temos uma pagina só de texto, seguido por uma só de ilustração. Por esse motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Editora: ‎ Darkside; Nova edição (9 dezembro 2019)
Capa dura‏: ‎ 160 páginas
Dimensões: ‎ 17.6 x 26.4 x 1.8 cm
Autor: Stephen King
Ilustrações: Glenn Chadbourne

Comentários