FILME - The Old Dark House / A Casa Sinistra (1932)


Mais um filme da época onde o gênero de terror dos estúdios Universal estava no auge. Desta vez o competente diretor James Whale, que já tinha feito Frankenstein, nos apresenta uma história que combina horror e comédia. Em meio a uma terrível tempestade, temos um carro com três viajantes, onde se encontram o casal Philip e Margaret Waverton, mais seu amigo Roger Penderel. 


Seguindo por uma estrada de chão batido e cheia de lama, eles escapam de ficarem atolados, além de quase serem atingidos por um deslizamento de terra, até que ao longo do estreito caminho eles avistam uma casa. Mesmo não sendo nada convidativa, eles resolvem parar e pedir abrigo, até porque não existia outra alternativa. Ao bater na porta eles são atendidos por um grande homem (Boris Karloff), cujo rosto chama a atenção por apresentar traços grosseiros, e logo percebem que ele é mudo. Nossos viajantes entram na casa e logo são recebidos por um senhor que se apresenta como Horace Femm. Agora sabemos que o estranho homem que os recebeu, chama-se Morgan e a seguir aparece uma senhora, Rebecca Femm, a irmã de Horace. 



Dadas as apresentações, o grupo conta sobre a situação das estradas e pede para passar a noite. O pacato Horace se faz hospitaleiro, enquanto a mal humorada Rebecca se mostra incomodada, mas o grupo acaba sendo acomodado até o momento em que chegam mais dois viajantes também buscando abrigo. Um homem chamado Willian e uma mulher chamada Gladys. A trama toda vai rolar nessa casa cujo cenário é muito bem aproveitado com um ótimo trabalho de luz e sombra criando uma atmosfera sinistra respectiva a esses espaços apresentados no gênero. Muito dessa atmosfera é evocado por Rebecca que se mostra uma mulher religiosa que além de ranzinza, apresenta também traços de inveja. Ela conta sobre o mal instaurado na sua casa, sobre um pai moribundo, e um irmão que devido ao comportamento maligno teve que ser retido em um quarto. 



Os personagens são cativantes e as atuações teatrais são um ponto forte, assim como as boas ideias do diretor ao compor algumas cenas. Existe também uma pequena e provocativa atmosfera sensual, não comum à época do filme. Resta saber se esses viajantes conseguiram passar uma noite tranquila nessa casa misteriosa. Esse clássico serviu como fonte de inspiração para inúmeros filmes que viriam posteriormente, marcando o segmento de casas de terror. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 97% Tomatometer / 🍿71% Audience Score 
IMDb: 7,0

País: EUA
Direção: James Whale
Roteiro:  Benn W. Levy
Produção: Carl Laemmle Jr.
Elenco: Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton, Glória Stuart, Lilian Bond, Ernest Thesiger, Eva Moore, Raymond Massey, Brember Wills, Elspeth Dudgeon
Distribuidora: Universal Pictures

Comentários