FILME - V/H/S (2012)


V/H/S é uma antologia com uma história de fundo principal. Nessa história, um grupo de jovens invade uma casa com o objetivo de roubar uma fita VHS. Ao chegarem no local, o dono da casa está morto em frente a uma televisão e com diversas fitas ao seu redor. Como o grupo não sabe qual fita eles devem roubar, eles começam a assistí-las e é aí que somos apresentados as outras cinco histórias. 


Na primeira, um grupo de 3 amigos com um óculos com uma mini câmera decide gravar uma noite de festa e curtição. Ao saírem, conhecem duas moças e as levam para um motel. Uma delas é um tanto quanto estranha e as coisas acabam saindo muito piores do que imaginavam. Na segunda, um casal viajando em uma segunda lua de mel pelos Estados Unidos registra tudo por uma vídeo. Eles param para descansar em um hotel e são importunados no meio da noite. Na terceira, um grupo de jovens amigos vão para um lago em uma floresta isolada para se divertir. Porém, um assassino surge para acabar com a festa. Na quarta, um casal conversa através de suas webcams e a garota conta que está preocupada com coisas estranhas que vem acontecendo em sua casa. Toda vez que algo estranho acontece, ela liga para o rapaz para ter companhia. 



Na quinta, e última, história um grupo de amigos é convidado para uma festa de Halloween e eles resolvem gravar tudo com uma câmera acoplada na fantasia de um deles. Eles erram o caminho do local e chegam em uma casa onde algo sinistro está acontecendo. Por fim, temos o desfecho da história principal. Como citado, cada uma das histórias é gravada de modo found footage, com estilo de VHS mesmo, sem um visual muito limpo e não têm ligação entre si. Isso já confere um ar de realismo ao longa. O que também auxilia nesse ponto é que todos os personagens têm justificativas para estarem filmando suas tramas, então não é nada inverossímil como vemos em alguns found footages. O filme aborda diversos subgêneros do terror: slasher, sobrenatural, assombração, etc.


Temos momentos assustadores e tensos. Os efeitos especiais e a ambientação dos curtas são muito bons. Aliás, cada um deles é dirigido por um diretor diferente e isso contribui para tramas tão distintas, mas todas bem feitas. É um filme bem divertido e que tem um certo ar de nostalgia. Um belo exemplar de antologia e found footage. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 56% Tomatometer / 🍿41% Audience Score
IMDb: 5,8

País: EUA
Direção: David Bruckner, Glenn McQuaid, Joe Swanberg, Ti West, Adam Wingard
Roteiro: Simon Barrett, David Bruckner, Tyler Gillett, Justin Martinez, Glenn McQuaid, Nicholas Tecosky, Ti West, Matt Bettinelli-Olpin, Chad Villella
Produção: Gary Binkow, Roxanne Benjamin, Brad Miska
Elenco: Calvin Reeder, Lane Hughes, Adam Wingard, Hannah Fierman, Mike Donlan, Joe Sykes, Joe Swanberg, Sophia Takal, Kate Lyn Sheil, Jason Yachanin, Drew Sawyer, Jas Sams, Drew Moerlein
Distribuidora: Magnet Releasing








 

Comentários