FILME - What Have They Done to Solange? / Cosa avete fatto a Solange? / O Quê Vocês Fizeram Com Solange? (1972)


 
Tanto quanto intrigante, o filme What Have They Done to Solange? / O Quê Vocês Fizeram Com Solange? (1972) é muito peculiar, já que contrasta radicalmente com os valores sociais de hoje em dia, pelo menos naquilo se prega em termos da moral e da lei. Temos o professor Enrico, que leciona em uma escola para moças católicas, e que está tendo um caso com uma de suas alunas, a jovem Elizabeth, por quem ele se diz completamente apaixonado. Dois detalhes importantes, ela é menor de idade, e Enrico é casado com a professora Herta.



O casal de amantes secretos passava um tempo juntos quando foram interrompidos por uma repentina visão de Elizabeth, onde uma moça era brutalmente assassinada. Momentos mais tarde, o corpo de uma aluna é encontrado no parque e a investigação acaba levando a polícia na direção de Enrico, que não pode usar seu álibi, para evitar um escândalo. Essa é a base da trama, que se desenvolverá para um cenário onde o professor de moral questionável alcança redenção e até recupera a esposa, para em seguida começar uma investigação por conta própria, à procura do verdadeiro assassino que segue fazendo suas vítimas. Todas são amigas e alunas da mesma escola, mas qual a motivação dessas mortes? O roteiro no que diz respeito ao mistério, é bem desenvolvido, do tipo que prende o espectador até o final da história.






 Cheio de reviravoltas, nos deparamos com mentiras e segredos, que acabam quebrando qualquer teoria elaborada à medida em que conduzimos a nossa própria análise dos fatos. Esse filme se destaca dos outro giallos, justamente por priorizar mais no conteúdo do que no visual. Aqui temos também um teor erótico maior, enquanto a violência é mais subjetiva, sem grandes closes e poças de sangue. Nem por isso é menos marcante, pois os crimes são bárbaros. Como citamos lá no início, é curioso como a diferença de poucas décadas nos faz perceber o quão absurdo eram alguns comportamentos tidos como normais. No decorrer da história, chega um momento onde descobrimos que outro professor dava cobertura no envolvimento de Enrico com a menor, assim como o inspetor chega a lhe pedir desculpas pois ao pegar o depoimento de Elizabeth, a relação seria exposta. Esse filme é um misto de sensações e percepções, e não podemos deixar de destacar o assassino de visual excêntrico, sempre presente nos filmes giallo. Só que aqui nós não o vemos por inteiro, a não ser seus braços. O visual do assassino nos é dado através da descrição de testemunhas, que viram um “homem de barba vestindo uma capa preta”. Outro ponto interessante são a imagens de câmera em primeira pessoa correndo por corredores e escadas. O diretor Massimo Dallamano fez um bom trabalho e garantiu o divertimento. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!





Rotten Tomatoes: 🍅71%Tomatometer / 🍿77%
Audience Score IMDb: 6,9

País: Itália, Alemanha, Reino Unido
Direção: Massimo Dallamano
Roteiro: Bruno Di Geronimo, Massimo Dallamano, Peter M. Thouet, Bruno Di Geronimo, Massimo Dallamano
Produção: Fulvio Lucisano, Leo Pescarolo, Horst Wendlandt
Elenco: Fabio Testi, Karin Baal, Joachim Fuchsberger, Cristina Galbó, Camille Keaton, Günther Stoll, Claudia Butenuth, Maria Monti, Pilar Castel, Giovanna di Bernardo, Rainer Penkert, Marco Mariani, Emilia Wolkowicz
Distribuidora: Italian International Film, Constantin Film 

Comentários