Preocupados com os rumos desse obsessivo trabalho, eles confrontam Henry, que promove o final de sua experiência tendo eles como testemunhas. Para o espanto de todos, a criatura conhecida por nós como o “monstro de Frankenstein” ganha vida e começa então sua tortuosa jornada tentando se relacionar com as pessoas e entender seu lugar no mundo. De personalidade confusa, e com o temperamento bem variado, a criatura acaba se envolvendo em um incidente que resulta na morte de uma garotinha, e a partir daí começa uma espécie de caça as bruxas, e toda a população local se põe em sua busca. Diferente do livro que criava uma discussão e reflexão entre criatura e criador, aqui o foco gira em torno do drama vivido pelo monstro de personalidade limitada. Além de um forte impacto visual, o que consagrou o ator Boris Karloff, Frankenstein criou um padrão para inúmeras produções futuras, influenciando a estética gótica, a caracterização de monstros e algo que citamos recentemente sobre o filme The Body Snatcher (1945), que é o debate sobre questões morais e éticas relacionadas à ciência. Frankenstein abriu a porta para a era dos filmes de monstros clássicos da Universal Pictures. O sucesso do filme resultou em uma série de sequências, incluindo A Noiva de Frankenstein (1935) e O Filho de Frankenstein (1939), que expandiram o universo do monstro, sem falar em alguns crossovers com outros personagens clássicos e futuras adaptações do qual falaremos no futuro. Uma peça fundamental do cinema que influenciou vários cineastas e ainda continua a fascinar o público. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Todo mundo conhece essa clássica figura do terror do qual já falamos lá em “personagens”, e hoje damos uma breve revisitada em Frankenstein (1931), primeira adaptação para o cinema do romance de Mary Shelley, Frankenstein; or, The Modern Prometheus (1818). A história nos apresenta ao determinado cientista Dr. Henry Frankenstein, interpretado brilhantemente por Colin Clive, que se coloca entre os limites da vida e da morte, ao criar um ser humano com membros de vários cadáveres.
Essa premissa por si só já é bem assustadora. O Dr. Henry Frankenstein conta com o seu ajudante, o corcunda Fritz, responsável por buscar as partes de corpos, geralmente recém enterrados. Mas acontece que sua missão mais importante, era buscar um cérebro na universidade de medicina. Ele acaba se atrapalhando e após derrubar o recipiente com o cérebro de uma pessoal normal, decide levar outro que, sem saber, pertenceu a uma pessoa degenerada. Essa mudança vai alterar completamente o resultado na experiência de Henry. Outros personagens importantes são Elizabeth, noiva de Henry, de quem ele se afastou até que termine seu experimento, seu amigo Victor, e seu antigo professor, o Dr. Waldman.
Rotten Tomatoes: 🍅94% Tomatometer / 🍿87% Audience Score
IMDb: 7,8
País: EUA
Direção: James Whale
Roteiro: Mary Shelley, Peggy Webling, John L. Balderston, Francis Edward Faragoh
Produção: Carl Laemmle Jr.
Elenco: Colin Clive, Mae Clarke, John Boles, Boris Karloff, Edward Van Sloan, Dwight Frye, Frederick Kerr, Lionel Belmore, Michael Mark, Arletta Duncan, Pauline Moore, Francis Ford
Distribuidora: Universal Pictures
Comentários
Postar um comentário