FILME - Don't Be Afraid of the Dark / Não Tenha Medo do Escuro (2010)


Somos sinceros, portanto não espere que Don't Be Afraid of the Dark (2010) seja um filme assustador, mas há de ser dito, é sim uma bela fábula de terror que pende mais para o lado da fantasia. Dirigido por Troy Nixey, e produzido e escrito por Guillermo Del Toro, esse remake traz algumas mudanças em relação ao filme de mesmo título de 1973, que era mais sombrio e amedrontador. É sabido o talento que Del Toro tem para fábulas, sendo também uma constante em seu trabalho a presença de crianças. Basicamente a história gira em torno da garotinha Sally, que é descartada pela mãe, para ir morar junto com o seu pai Alex e sua namorada Kim. Atualmente eles vivem em uma enorme mansão vitoriana do século XIX, onde conduzem uma reforma para em seguida colocá-la a venda. Alex é arquiteto e Kim é designer de interiores.


A entristecida Sally não chega com cara de bons amigos e vive isolada, enquanto seu pai só tem olhos para o trabalho. Até então, Kim parece ser a única interessada e preocupada com o bem-estar de sua enteada, já que busca algum tipo de aprovação. Como sabemos no início do filme, a casa guarda um terrível segredo que está prestes a ser desenterrado, quando Sally descobre sinais do que parece ser um porão selado e escondido de todo o resto da casa. Em breve eles vão tomar conhecimento sobre as pequenas e sinistras criaturas, recém libertadas, vindas de um outro tempo, muito mais antigo que homem, que vivem de acordo com as regras atribuídas a elas através de magia. Regras que têm os dois lados e que elas farão valer. As criaturas ficam escondidas e protegidas na escuridão já que não suportam a luz, e sentem um grande apetite por dentes de crianças, então já sabemos quem vive o maior drama na trama.




A história é muito bem protagonizada por Bailee Madison no papel de Sally e Katie Holmes como Kim, já que o desligado pai Alex de Guy Pearce só acorda lá no final do filme para tomar qualquer providência. As criaturas foram pensadas para parecerem e se movimentarem como ratos e isso traz o ar horripilante no que diz respeito ao seu visual. Aliás vale destacar como curiosidade que o aventureiro diretor Troy Nixey é na verdade um grande ilustrador de quadrinhos, a frente de várias publicações. Ele ajudou com vários esboços para a preparação desses pequenos monstros. Vale a pena dar uma conferida na internet, assim como o seu curta metragem Latchkey’s Lamen (2007), motivo pelo qual Del Toro o escolheu como diretor. O filme apresenta uma belíssima fotografia, característica que também o torna bem agradável de se assistir, com toda aquela atmosfera mágica de Guillermo Del Toro no ar. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!




Rotten Tomatoes: 🍅61% Tomatometer / 🍿34% Audience Score 
IMDb: 5,5

País: EUA, Austrália, México
Direção: Troy Nixey
Roteiro:  Guillermo del Toro, Matthew Robbins
Produção: Mark Johnson, Guillermo del Toro
Elenco: Katie Holmes, Guy Pearce, Bailee Madison, Jack Thompson, Garry McDonald, Alan Dale, Julia Blake
Distribuidora: FilmDistrict

Comentários