Lançado em 1945, o filme The Body Snatcher é baseado no conto de mesmo título de 1884 do autor Robert Louis Stevenson. Essa clássica história de terror nos leva ao ano de 1831 na cidade de Edimburgo onde duas personagens importantes para o desenvolvimento da trama, mãe e filha, chegam em uma carruagem a casa do famoso Dr. Toddy MacFarlane. Aqui conhecemos também a figura central da história, o esquisito cocheiro John Grey. O Dr. MacFarlane recebe a Sra. Marsh que o procura em busca de uma solução para a imobilidade das pernas de sua filha. O renomado doutor recusa-se a ajudar, alegando que o seu tempo é todo direcionado a formação de jovens médicos e sendo assim a mãe parte desiludida.
MacFarlane conta com a ajuda de um promissor estudante de medicina, o jovem Fettes. Ao contrário de seu mestre, Fettes se sensibiliza com a situação da pequena Georgina e se compromete a arranjar um jeito dela ser operada por MacFarlane. Acontece que uma trama paralela vai se desenvolvendo ao mesmo tempo. O renomado doutor revela a Fettes que os cadáveres disponibilizados aos estudantes de medicina e regulamentados por lei, não são suficientes para suprir a demanda de pesquisa. Para contornar esse obstáculo, MacFarlane recorre a um “mercado clandestino”, respectivo ao roubo de corpos, mantido pelo cocheiro John Grey, que já mantinha essa relação comercial com o antigo médico regente. O jovem Fettes fica estarrecido no início, mas reconsidera pensando no bem maior e auxilia na operação.
O enredo acaba tomando mais profundidade quando o obscuro chantagista John Grey impõe suas condições ao determinado e corrompido Dr. MacFarlane, enquanto o altruísta Fettes só pensa em arranjar uma maneira de ajudar Georgina. A mescla de suspense, terror e drama é bem eficiente nessa atmosfera gótica que aborda temas sombrios da ciência e da moralidade, explorando os dilemas éticos do avanço da medicina no século XIX. Apesar de ter se consagrado com Frankenstein (1931) lá nos estúdios da Universal, Boris Karloff não renovou o seu contrato, insatisfeito com os rumos do personagem em outras produções e acreditamos que essa foi uma atitude assertiva. O elenco do filme é muito bom, mas aqui ele se destaca, tendo um grande desenvolvimento de atuação, podendo explorar mais suas habilidades e com mais falas. Em contrapartida, apesar de ser marcante ter os dois reunidos em tela, o ator Bela Lugosi mais uma vez é aproveitado somente como imagem para promover o filme, em um papel secundário que não acrescenta muito. A influência de The Body Snatcher pode ser observada em diversas produções e obras do gênero que surgiram ao longo das décadas. A temática da busca pelo conhecimento e as consequências por ultrapassar limites morais tornaram-se elementos recorrentes em muitos filmes de terror posteriores. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅86% Tomatometer / 🍿75% Audience Score
IMDb: 7,3
País: EUA
Direção: Robert Wise
Roteiro: Philip MacDonald, Val Lewton
Produção: Val Lewton
Elenco: Boris Karloff, Bela Lugosi, Henry Daniell, Edith Atwater, Russell Wade, Rita Corday, Sharyn Moffett, Donna Lee
Distribuidora: RKO Home Video, Nostalgia Merchant, Image Entertainment Inc., RKO Radio Pictures
Comentários
Postar um comentário