Basicamente o que temos aqui em You Won't Be Alone (2022), é uma mistura de drama e terror, em uma fábula a respeito de uma bruxa e sua jornada. A história é ambientada em uma Macedônia do século 19, em meio a pequenas aldeias de camponeses. O filme começa com uma peculiar situação envolvendo um gato que fará todo o sentido mais à frente do enredo. Em seguida uma aldeã que vive sozinha com sua bebê, é surpreendida dentro de sua própria casa por uma bruxa.
Essa entidade é conhecida como “devoradora de lobos” ou “Maria Donzela”, e ela está ali para se alimentar da pequena bebê, Nevena. Desesperada, a mãe implora e faz um pacto para que Maria volte só daqui a 16 anos para reivindicar Nevena. Ela aceita, mas só depois de cortar a bebê e deixá-la permanentemente sem voz. Durante esses anos todos que se passaram, Nevena foi isolada do mundo por sua mãe em uma caverna, se tornando uma adolescente sem vivência nenhuma, com a mentalidade inocente de uma criança. Ao completar 16 anos, Maria aparece para cobrar o que foi combinado. A partir desse momento, Nevena também se tornará uma bruxa e começará então seu entendimento e busca por um lugar no mundo. Diferente de outras histórias sobre essa mitologia, aqui temos um aprofundamento e um bom desenvolvimento em diferentes camadas dessas personagens que também apresentam detalhes de aparência e poderes bem interessantes. Elas possuem longas garras no lugar das unhas, inclusive uma espécie de esporão na palma da mão, além de serem metamorfas, podendo assumir a aparência de suas vítimas, ou como se diz no filme, “vestir-se com cadáveres”. Aliás, achamos bem original a ideia de como as bruxas usam esse poder.
Como a personagem é metamorfa, não temos um ator principal, e todos entregam uma bela e coesa representação de Nevena, uma mulher em formação que vivencia tudo com se fosse a primeira vez. O filme demonstra mais elementos de drama, mas o terror está presente. Além das bruxas como foco, temos doses de violência e bastante cenas sangrentas envolvendo animais, podendo incomodar alguns espectadores. Os vilarejos são formados por uma opressora sociedade patriarcal, mostrando também, através da experiências de Nevena, a resiliência feminina. Algumas situações são bem revoltantes, mas Nevena é capaz de matar um homem tão rápido quanto um piscar de olhos. A fotografia é um grande deleite visual e a música complementa bem a história. Talvez o filme não seja para os que preferem ritmos mais dinâmicos, pois algumas sequências são bem contemplativas, lembrando que Nevena não fala, portanto contamos com muita expressão corporal e facial. Essa fábula do novo terror é contada com muita sensibilidade e com um trabalho cinematográfico muito bem conduzido pelo diretor Goran Stolevski. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅93% Tomatometer / 🍿69% Audience Score
IMDb: 6,3
País: Austrália, Reino Unido, Sérvia
Direção: Goran Stolevski
Roteiro: Goran Stolevski
Produção: Kristina Ceyton, Samantha Jennings
Elenco: Noomi Rapace, Anamaria Marinca, Alice Englert, Carloto Cotta, Félix Maritaud, Sara Klimoska, Arta Dobroshi, Irena Ristic
Distribuidora: Focus Features
Comentários
Postar um comentário