FILME - You Are Not My Mother (2021)



A Irlanda sempre surpreende com bons filmes de terror e desta vez não foi diferente. A história de You Are Not My Mother (2021), começa com um breve prólogo que será esclarecido com o andamento do filme, mostrando uma bebê praticamente abandonada em seu carrinho na rua à noite, até que aparece uma senhora e a leva para o meio de um bosque, para em seguida colocá-la no meio de um anel de fogo. A cena corta, estamos no tempo presente, e somos apresentados à empoeirada e triste casa da família Delaney. Nela moram a adolescente Char, sua avó Rita, que por acaso é a mesma senhora do prólogo com a criança, e sua mãe Angela que claramente não está bem. 


A tímida Char parece ser a responsável pela rotina da casa, já que avó está com o pé debilitado enquanto sua mãe enfrenta uma forte depressão. Tudo vai piorar quando depois de uma tentativa frustrada de dirigir, Angela simplesmente desaparece, deixando seu carro abandonado no meio de uma praça. A vida de Char não é nada fácil, além de lidar com a aflição do desaparecimento de sua mãe, ela sofre um grande bullying na escola, não tendo amigos, passando por tudo sozinha. Apesar dessa densa atmosfera, Char é uma excelente aluna. Sua avó Rita até demonstra carinho, porém todo o clima familiar ao seu redor é frio, em uma casa antiga, como móveis velhos e surrados, com pouca iluminação, onde todos parecem ter desistido da vida, dando a entender como Char tem sido negligenciada por um bom tempo. Repentinamente, como se nada tivesse acontecido, Angela acaba voltando para casa, sem esclarecer nada e com uma personalidade estranhamente bem diferente, mais alegre e mais disposta. O filme traz para Char e para o espectador um momento de alívio, para logo depois trazer de volta aquele clima perturbador, que até então só transitava pelas beiradas. Aos poucos Char vai descobrir que cresceu em meio a segredos de sua própria família, e que sua avó possui hábitos e conhecimentos bem peculiares, além de ter que lidar com alguém que só parece, mas não é sua mãe.





Destaque para as atrizes Hazel Doupe e Carolyn Bracken, que interpretam Char e Angela respectivamente. Nos chama a atenção também o ótimo trabalho de direção de Kate Dolan, que manda muito bem em uma narrativa envolvente. Os primeiros 15 minutos não davam sinais disso, mas fomos bem surpreendidos, principalmente pela maneira de como é contada a história, com um elenco que entrega bem seus personagens, com bons textos e um bom roteiro. Sim, temos bons momentos assustadores, que são dosados, porém bem encaixados. A diretora escolheu uma lenda do folclore europeu bem interessante como centro da trama. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!



Rotten Tomatoes: 🍅88% Tomatometer / 🍿51% Audience Score 
IMDb: 5,8

País: Irlanda
Direção: Kate Dolan
Roteiro:  Kate Dolan
Produção: Deirdre Levins
Elenco: Jade Jordan, Carolyn Bracken, Hazel Doupe, Paul Reid, Jordanne Jones, Ingrid Craigie, Aoife Spratt, Martin O'Sullivan, Madi O'Carroll, Katie White, Florence Adebambo, 
Distribuidora:  Magnet Releasing

Comentários