O casal de noivos Madeleine e Neil, recém chegados ao Haiti, seguem em sua carruagem e ficam surpresos ao cruzarem com um funeral em plena estrada. O cocheiro explica que se trata de um costume local, e para evitar que os caixões sejam violados, eles são enterrados na estrada, onde há muita movimentação.
Logo em seguida eles cruzam com uma estranha figura, mais conhecida como Murder Legendre, um feiticeiro vodu da região. Assustado, o cocheiro sai em velocidade ao perceber que o grupo de pessoas que acompanhava Legendre eram na verdade zumbis. Enfim, o casal que acredita serem lendas da região, acaba chegando ao seu destino, a casa de seu anfitrião Charles Beaumont. Acontece que os noivos que já estavam para se casar, foram convidados por Beaumont a realizarem a cerimônia em sua propriedade, com tudo arranjado por ele. O benfeitor ainda conseguiu um novo cargo e transferência no emprego de Neil. O que eles não sabem, é que Beaumont tem interesses próprios, onde na verdade ele nutre uma paixão por Madeleine. Para colocar seu sórdido plano em prática, ele procura o feiticeiro Legendre, que é o dono da usina de açúcar local, onde toda mão de obra é composta por zumbis. Beaumont pede ajuda de seus poderes sobrenaturais para que possa ficar com Madeleine, porém Legendre explica que ela é apaixonada por Neil, e que a única maneira dela submeter-se a ele, seria transformá-la em um zumbi.
Temos aqui um enredo bem simples, com um núcleo pequeno de atores e que não agradou muito a crítica na época, apesar de ter uma bilheteria satisfatória. Mesmo a atuação do grande Bela Lugosi como Legendre parece limitada, lembrando muito suas expressões em Dracula (1931). O fato é que com o passar dos anos e com críticas mais modernas, White Zombie (1932) ganhou reconhecimento, tornando-se uma grande referência de gênero. Foi o primeiro filme de zumbi, e o responsável por criar seu modelo de arquétipo, influenciando muitas outras produções, 36 anos antes do consagrado Night of the Living Dead (1968) de George Romero. Como curiosidade, vale lembrar que boa parte dos sets de cenografia de outros filmes, acabou sendo aproveitada aqui, como os salões de Dracula e os corredores escuros de Frankenstein (1931). Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅86% Tomatometer / 🍿58% Audience Score
IMDb: 6,2
País: EUA
Direção: Victor Halperin
Roteiro: Garnett Weston, Garnett Weston
Produção: Edward Halperin
Elenco: Bela Lugosi, Madge Bellamy, Robert Frazer, Joseph Cawthorn, John Harron, Brandon Hurst, Clarence Muse
Distribuidora: LS Video, Sinister Cinema, Liberty Home Video, Englewood Entertainment [us], The Roan Group, Joseph Brenner Associates Inc. [us], United Artists, Screencraft Pictures Inc. [us], Admit One Video, Mars Distribution
Comentários
Postar um comentário