FILME - Dead Of Night / Na Solidão da Noite (1945)


A história desse filme de antologia britânico nos apresenta o arquiteto Walter Craig, chegando com seu automóvel em uma grande casa de campo para fazer uma visita técnica que visa expandir suas instalações. Logo após ser recebido pelo anfitrião e mais alguns visitantes, Craig tem uma forte sensação de déjà vu, que se prova ser real, com ele antecedendo pequenas situações referente aos ali presentes. Uma das pessoas do grupo é o Dr. Van Straaten, um psicólogo que se mostra cético sobre as afirmações de Craig e de qualquer relato fantástico. O fato é que todos se interessam pelo assunto de tom sobrenatural e então começam a relatar experiências próprias que aparentemente não tem explicação.


A primeira história é o Carro Funerário, onde Hugh, um piloto de carros que após sofrer um acidente em uma corrida, passa um tempo no hospital, onde com muita febre, acaba ficando um pouco confuso, misturando sonhos e realidade até que ao ter alta, ele testemunha um evento inexplicável no meio da rua, que mudaria a sua vida. Na segunda história, A Festa de Natal, a garota Sally relata sobre um grande evento de Natal em uma mansão, onde ela e vários jovens brincavam de se esconder. Em algum momento ela se vê sozinha em uma passagem para um quarto onde encontra o menino Francis chorando. Depois de colocá-lo para dormir, ela volta para o salão de festas e descobre em uma conversa que o quarto que ela estava, foi palco do assassinato de uma criança, há muitos anos atrás. Na terceira história, O Espelho Assombrado, Joan conta sobre o presente que ela deu ao seu marido Peter. O que parecia ser um inofensivo espelho, acabou se mostrando um objeto capaz de distorcer a sanidade de Peter. Ao olhar para o espelho, Peter se via em um ambiente completamente diferente do que ele estava, e aos poucos ele foi ficando violento, como se fosse outra pessoa. Com uma rápida investigação, Joan descobre uma terrível história do passado referente ao antigo dono do espelho. Na quarta e bem humorada história, O Jogador de Golfe, o relato é feito por Foley, o anfitrião da casa. Ela diz respeito a dois amigos competitivos e jogadores de golfe, frequentadores de um clube, cuja rotina muda com a presença de uma mulher. Os dois apaixonados chegam ao ponto de disputarem partidas e irem às últimas consequências para decidir quem ficará com ela. Com a morte de um deles, o caminho fica livre e tranquilo para que o vencedor, a peça em casamento. Tudo anda tranquilamente até que o fantasma do derrotado resolve aparecer. A última e melhor história, além de ser a mais conhecida, O Boneco do Ventríloquo, é contada pelo Dr. Van Straaten, sobre uma tentativa de assassinato envolvendo dois ventríloquos. Maxwell Frere deu dois tiros em Sylvester Kee, alegando que ele queria roubar o seu boneco Hugo. Esse boneco bizarro aparenta ter vida própria, mas será que isso é possível?




 Uma curiosidade, essa história influenciou diretamente a criação do personagem Scarface, um importante vilão das histórias do Batman. Destaque para o brasileiro Alberto Cavalcanti, que dirige as duas histórias que mais gostamos, a do Natal e a do boneco. As histórias são bem roteirizadas, com tramas complexas e com boas atuações. A chave do enredo vai lembrar o espectador sobre um outro filme, Groundhog Day / Feitiço do Tempo (1993) com Bill Murray. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!



Rotten Tomatoes: 🍅93% Tomatometer / 🍿86% Audience Score IMDb: 7,6

País: Reino Unido
Direção: Alberto Cavalcanti, Basil Dearden, Robert Hamer, Charles Crichton
Roteiro: John Baines, Angus MacPhail
Produção: Michael Balcon
Elenco: Mervyn Johns, Michael Redgrave, Roland Culver, Mary Merrall, Frederick Valk, Renee Gadd, Anthony Baird, Judy Kelly, Miles Malleson, Sally Ann Howes, Michael Allan, Robert Wyndham, Googie Withers, Ralph Michael, Esme Percy, Hartley Power, Elisabeth Welch, Magda Kun, Garry Marsh, Basil Radford
Distribuidora: Eagle-Lion Films, Universal Pictures

Comentários