SÉRIE - Bloodride / Coletivo Terror (2020)


Temos aqui uma pequena série de antologia de terror norueguesa, com seis histórias, que sempre começa mostrando um estranho motorista, dirigindo um ônibus sinistro pela noite, onde a cada episódio, um ou mais passageiros são os protagonistas.




A primeira história, Um Grande Sacrifício, nos apresenta uma família vindo da cidade, mudando-se para o campo, devido a problemas financeiros. O pai e a filha estão entusiasmados com a nova vida, mas a mãe está completamente contrariada. Através de vizinhos de comportamento bem peculiares, a existência de uma antiga pedra na floresta vem à tona. Capaz de conceder fortuna, ela causará grandes transformações em suas vidas, pelo preço certo.



No segundo episódio intitulado Três Irmãos Loucos, um rapaz recém saído de um hospital psiquiátrico, após um período de três anos, tenta retomar a vida na sociedade com o apoio de sua mãe. Revisitando algumas fotos, o rapaz se vê tomado por uma nostalgia, evocando lembranças do pai e de um chalé. Estimulado pela repentina visita de seus irmãos, o rapaz que deveria ficar tranquilo em casa, pega o carro e segue em uma viagem reveladora sobre si mesmo. 



A terceira história, Escritor Do Mal, parece um episódio de Além da Imaginação. Temos uma garota, com uma vida aparentemente muito boa, que anseia ser uma escritora. No primeiro dia de aula de seu novo curso de escrita criativa, ela conhece um estranho homem, que a princípio parece inofensivo, mas que pode vir a mudar o seu senso de realidade, assim como colocar a sua vida em risco. Além da garota, a percepção do espectador também é impactada. 



O episódio Cobaias, começa nos apresentado o presidente de uma grande empresa farmacêutica, junto de sua esposa e uma equipe de funcionários, celebrando o sucesso atingido. No jantar, o anfitrião percebe que o protótipo de seu produto final foi roubado do cofre, e só uma das pessoas ali presentes poderia ser a responsável. Desconfiado, inclusive de sua esposa, ele tranca todos em uma sala de vidro, ameaçando matá-los com um gás, esperando que o ladrão se identifique. Essa situação humilhante terá consequências.




Em A Escola Antiga, a nova professora vinda da cidade grande, chega para trabalhar com alfabetização em uma escola de uma pequena comunidade, que ficou fechada durante décadas. Diferente dos outros, essa professora parece ter uma certa habilidade sensitiva em relação ao mundo dos mortos, e somando-se isso às histórias locais sobre a região, uma tragédia do passado acabará sendo revisitada de uma maneira bem realista, além de revelar alguns segredos enterrados.



No último episódio,O Elefante Na Sala, no meio de uma festa a fantasia da firma, dois funcionários novatos acabam se aproximando e fazendo amizade. Durante o evento, surge no ar o nome de uma funcionária, relacionado a um evento ocorrido antes da chegada desses dois. Curiosos, eles descobrem que a tal funcionária, ficou com o rosto deformado, após uma queda, dentro da própria empresa. Um senso investigativo desperta nessa dupla e aos poucos eles vão descobrindo que há muito mais por trás do que foi contado. 



Os episódios são curtos, em média batendo uns vinte minutos, e as histórias apresentam roteiros bem originais. Esse formato nos agradou bastante. Claro que gostamos mais de algumas histórias do que outras, e isso já é esperado. A Netflix não anunciou uma segunda temporada, mas seria bem-vinda, já que teve uma boa receptividade. Mas isso não compromete a série, pois cada episódio é independente e tem sua resolução, numa atmosfera que mistura terror, mistério e humor. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!


Rotten Tomatoes: 🍅--% Tomatometer / 🍿61% Audience Score IMDb: 6,4

País: Noruega
Direção:  Geir Henning Hopland, Atle Knudsen
Roteiro: Kjetil Indregard, Atle Knudsen
Produção: Austin Snyder, Ida Håndlykken Kvernstrøm, Timothy Cubbison, Torgeir Busch
Elenco: Stig R. Amdam, Anna Bache-Wiig, Ellen Bendu, Bjørn Birch, Pia Borgli, Simen Bostad, Mette Spjelkavik Enoksen, Elias Er-Rachidi Freuchen, Molly Gavin, David Haack, Jasmine Haugen, Benjamin Helstad, Dagny Backer Johnsen, Rebekka Jynge, Sophia Kaushal,  Karl Vidar Lende, Hilde Olausson, Henrik Rafaelsen, Harald Rosenstrom, Kingsford Siayor, Emma Spetalen Magnusson, Silje Storstein, Bjørnar Teigen, Trond Teigen, Isabel Beth Toming , Erlend Rødal Vikhagen, Ingrid Vollan, Catharina Vu, Rj Wayne, Ine Marie Wilmann, Frode Winther, Ella Indregard Yttri, Ingrid Anne Yttriz, Ingunn Øien
Distribuidora: Netflix

Comentários