Revok, antes explorado, agora vinga-se e vira o opressor, além de reunir aqueles que pensam como ele. Nesse papel de vilão temos o ótimo ator Michael Ironside, que imortalizou esse personagem com a famosa cena da explosão de cabeça. Vale citar ainda a presença da atriz brasileira radicada nos Estados Unidos, Jennifer O'Neill no papel da Scanner Kim. Claro que o filme está sujeito aos contextos da época, então temos algumas interpretações um pouco dramáticas demais, mas no geral todos entregam um bom trabalho. Os efeitos sonoros e a trilha ajudam a compor a tensa e densa atmosfera da história, assim como boas doses de sangue, já característico do diretor. Algumas sequências vieram depois de dez anos e com outros diretores, Scanners II - A Força do Poder (1991), Scanners 3 – O Duelo Final (1992), Scanner Cop (1994), Scanner Cop II (1995). Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Os primeiros quinze minutos de Scanners (1981) já situam bem o espectador na trama. Um morador de rua que vaga pelo shopping comendo restos na praça de alimentação, acaba se envolvendo em uma confusão logo após ser discriminado e causar uma convulsão em uma mulher. Ele corre, porém acaba sendo capturado e sedado por dois homens. Seu nome é Cameron, e ao acordar, ele conhece o Dr. Paul Ruth, especialista em pessoas que possuem poderes da mente.
Ele explica que Cameron é um Scanner, denominação para pessoas com habilidades telepáticas e telecinéticas. Sem o medicamento adequado, chamado Efemerol, Cameron sofre escutando as vozes de várias pessoas ao mesmo tempo. Paralelo a isso, em outro lugar temos outro Scanner chamado Revok, que acaba causando um alvoroço em um evento, usando seus poderes e explodindo a cabeça de um homem. Ele é detido, mas consegue escapar depois de matar os policiais. A história vai girar em torno desses dois Scanners principais. O Dr. Ruth explica a Cameron que precisa de sua ajuda para barrar os planos do perigoso Revok, que vem perseguindo e eliminando vários Scanners. Agora Cameron precisa aprimorar seus poderes e ir atrás de Revok, mas não sem antes encontrar outros Scanners. Antecedendo tempos de internet, o diretor David Cronenberg nos apresenta um cenário, mesmo que fictício, porém com pessoas interconectadas através de uma rede mental, se distanciando da realidade e causando destruição, fomentadas pelo medo.
Rotten Tomatoes: 🍅70% Tomatometer / 🍿64% Audience Score
IMDb: 6,7
País: Canadá
Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Cronenberg
Produção: Claude Héroux
Elenco: Stephen Lack, Jennifer O'Neill, Patrick McGoohan, Lawrence Dane, Adam Ludwig, Michael Ironside, Victor Désy, Mavor Moore, Robert A. Silverman
Distribuidora: AVCO Embassy Pictures
Comentários
Postar um comentário