FILME - Låt Den Rätte Komma In / Deixa Ela Entrar (2008)


Oskar é um garoto solitário, com um gosto pelo macabro, que sofre severo bullying pelos seus colegas de escola. No frio da Suécia, ele tem o costume de ir ao parquinho de seu prédio para passar o tempo. Lá ele conhece Eli, uma garota que acabou de se mudar para o apartamento ao lado do seu. Com encontros noturnos cada vez mais frequentes, uma amizade surge entre os dois. Mas Eli é uma garota diferente. 


Ela não sente frio, tem um cheiro estranho, passa mal ao comer doces… Eli é uma vampira. Adaptação de um livro sueco do mesmo nome, Låt Den Rätte Komma In é um filme que abrange diversos gêneros do cinema. Temos terror, drama, suspense, mistério, romance. Como a temática central é na relação humana, mais especificamente dos personagens principais, nada mais justo que os gêneros se misturem, à semelhança da vida real. O longa tem um ritmo lento, o que pode afastar algumas pessoas, mas a trama é tão boa que esse ritmo não atrapalha, aliás, é justificável na perspectiva da construção da atmosfera. Sutil e denso, profundo e perturbador, Låt Den Rätte Komma In é um belo e moderno exemplar de uma história vampiresca.




Há os clichês que são apresentados na maioria das obras dessas criaturas, mas aqui eles são colocados de maneira inteligente. Há bastante violência, mas ela não é apresentada de maneira gratuita, mesmo em momentos on screen e com muito gore. Os efeitos visuais são bons, assim como toda parte técnica do filme. Destaque para a fotografia que reflete a alma vampiresca fria e as paisagens do inverno sueco. Outro grande ponto positivo está nas atuações de Lina Leandersson, Eli, e Kåre Hedebrant, Oskar. Tanto individualmente quanto juntos, os dois trabalham excepcionalmente bem. Seus personagens tem diversas camadas e eles conseguem trazer todas elas de maneira primorosa. Os personagens secundários acrescentam bem a trama e não há um diálogo sem sentido ou que está para preencher tempo. A obra instiga, abre espaço para discussão de temas importantes, que não podemos citar para não entregar muito, e deixa para nossa imaginação alguns contextos. São tantas as emoções que nos provoca: tristeza, medo, empatia, nojo, raiva, satisfação, surpresa… É, realmente, um carrossel de sentimentos. Låt Den Rätte Komma In é a transformação do fantástico na realidade. Faz com que a mitologia seja inserida na vida cotidiana de modo convincente. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅98% Tomatometer / 🍿90% Audience Score IMDb: 7,9

País: Suécia
Direção:  Tomas Alfredson
Roteiro: John Ajvide Lindqvist
Produção: Carl Molinder, John Nordling
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist, Peter Carlberg, Ika Nord, Mikael Rahm
Distribuidora: Canal+, Sandrew Metronome

Comentários