FILME - The Earth Dies Screaming / A Terra Morre Gritando (1964)


Este é um filme curto de 62 minutos, para assistir no almoço, ou em algum intervalo. A história começa com vários incidentes acontecendo ao mesmo tempo, trens descarrilando, carros batendo, e pessoas caindo mortas. Em seguida vemos um homem dirigindo sua caminhonete por uma pequena cidade à procura de algum sobrevivente. Seu nome é Jeff Nolan, um piloto americano de testes, e durante este inexplicável evento, ele sobrevoava a uma grande altitude. 


Em meio a cidade cheia de corpos, Nolan se instala em um hotel aparentemente vazio, até que dois outros sobreviventes aparecem. Um homem chamado Taggart e uma mulher chamada Peggy. Após uma verificação dos fatos, Nolan percebe que assim como ele, essas pessoas estavam em áreas isoladas do ar ambiente, chegando a conclusão de que o incidente tenha algo a ver com algum tipo de gás. Não demora muito e mais outros dois casais na mesma situação aparecem. Uma das mulheres percebe pela janela algumas figuras andando pela cidade em estranhos trajes que lembram as vestimentas de um astronauta. Desesperada, ela corre na direção deles pedindo ajuda, mas todos são surpreendidos ao constatarem que essas figuras são robôs e não humanos. 




A mulher é atingida por uma espécie de descarga e morre na hora. Os reclusos sobreviventes tentam revidar com alguns tiros, porém as balas não fazem efeito. Para deixar a situação mais interessante, uma das mulheres do grupo está grávida, prestes a dar à luz a qualquer instante. Além disso, as pessoas que estavam mortas, agora começam a se levantar, como se estivessem sendo controladas por algo, elas possuem olhos brancos e agem feito zumbis. A trama toda é sobre como esse pequeno grupo de pessoas lida com essa situação misteriosa, imposta a eles. Não só o núcleo de atores é pequeno, mas também a locação onde se passa a história, aparentemente restritas sobre três ou quatro quarteirões dessa pequena cidade. Fica claro ser um filme de baixo orçamento, onde acreditamos que o maior trabalho de produção esteja na caracterização dos trajes espaciais dos robôs. Tudo é suposição no que diz respeito ao estranho acontecimento, em nenhum momento é revelada sua natureza, se é alienígena, se é um teste militar ou o ataque de uma nação inimiga. Era muito comum nessa época, visando economizar, diretores aproveitarem instalações e locações de outros filmes, e é bem o que parece o cenário aqui. É um roteiro simples, com uma premissa muito utilizada, não apresentando nada inovador, e os atores entregam o feijão com arroz. É curioso ver o ator Willard Parker interpretando Jeff Nolan, praticamente reproduzindo seus papéis dos filmes de faroeste. Tirando pequenos detalhes de continuidade, a história tem esse pequeno charme de plantar a curiosidade no espectador, muito característico nos filmes de terror e ficção científica da época. E como sempre citamos por aqui, essa história poderia ser o episódio de uma série de antologias de mistério. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅--% Tomatometer / 🍿27% Audience Score IMDb: 5,8

País: Reino Unido
Direção:  Terence Fisher
Roteiro: Harry Spalding
Produção: Jack Parsons
Elenco: Willard Parker, Virginia Field, Dennis Price, Vanda Godsell, Thorley Walters, David Spenser, Anna Palk
Distribuidora: 20th Century Fox

Comentários