FILME - Dagon (2001)


Começamos a história vendo um mergulhador no fundo do oceano explorando uma fenda toda ornamentada que parece fazer parte de uma estrutura construída de alguma civilização antiga. Entrando lá ele encontra uma linda sereia que ao chegar mais perto transforma-se em algo monstruoso. Nesse instante vemos que é um pesadelo pois o rapaz Paul desperta assustado, com sua namorada Bárbara ao seu lado. Os dois estão com mais um casal em um veleiro curtindo alguns dias de férias. Paul já tem esses pesadelos recorrentes há algum tempo. 


Do lado de fora, uma estranha tempestade se aproxima ao mesmo tempo que eles avistam um vilarejo no litoral. O vento e o mar agitado jogam o veleiro contra algumas pedras e eles ficam encalhados. A mulher do outro casal fica ferida e presa, então Paul e Bárbara sobem no bote e vão até o litoral atrás de socorro. Eles chegam ao porto do vilarejo e não encontram ninguém, apesar de conseguirem escutar uma espécie de coro. Explorando a cidade eles encontram o lugar de onde vem o som, que parece ser a estrutura de uma igreja, com uma placa cuja inscrição diz Ordem Esotérica de Dagon. 




Um homem vestido como sacerdote aparece, assim como outros habitantes do vilarejo. Ele oferece ajuda sugerindo que Paul vá com alguns pescadores até o barco enquanto Bárbara entra em contato com a polícia pelo telefone do hotel. A partir desse momento onde o casal se separa, é que começa o pesadelo. Primeiro Paul chega no veleiro e percebe que o casal sumiu, enquanto Bárbara é sequestrada pelo povo do vilarejo. Aos poucos vamos percebendo que os habitantes dessa cidade são uma mistura de humanos com seres marinhos. Eles têm guelras, tentáculos, escamas, membranas entre os dedos. Alguns possuem até deformidades maiores, como a cara de peixe ou de polvo. Paul vai passar por um verdadeiro inferno para descobrir o paradeiro de sua namorada, ao mesmo tempo que ficam claro os motivos pelo qual os estranhos habitantes dessa vila pesqueira agem desse jeito, sem falar nas revelações sobre sua própria vida. Apesar do CGI meio duvidoso lá no ano de 2001, e de alguns pequenos problemas de sequência, assim como uns vinte minutos poderiam ser cortados, nada disso desmerece o filme, que sem dúvida nenhuma é uma das melhores retratações do universo de H.P. Lovecraft para as telas. A produção e ambientação são muito bem elaboradas, assim como os efeitos visuais práticos de maquiagem. É realmente assustador imaginar-se na trama dentro dessa cidade com todos esses habitantes atrás de você, e sem nem saber o motivo. Um filme que não fez alarde na época de seu lançamento, sendo subestimado, mas que vale muito a pena uma conferida. Essencial aos fãs de Lovecraft. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅69% Tomatometer / 🍿56% Audience Score 
IMDb: 6,2

País: Espanha
Direção: Stuart Gordon
Roteiro:  H.P. Lovecraft, Dennis Paoli
Produção: Julio Fernández, Brian Yuzna, Llorenç Miquel
Elenco: Ezra Godden, Francisco Rabal, Raquel Meroño, Macarena Gómez, Brendan Price, Birgit Bofarull, Uxía Blanco, Ferran Lahoz, Joan Minguell, Alfredo Villa, José Lifante, Javier Sandoval, Victor Barreira, Fernando Gil, Jorge Luis Pérez, Ignacio Carreno, Diego Herberg
Distribuidora: Filmax International

Comentários