FILME - Salem’s Lot / Os Vampiros de Salem (1979)


Vamos de um clássico, com o filme (na época lançado como minissérie em 2 episódios pela CBS) Os Vampiros De Salem baseado no livro A Hora Do Vampiro, de Stephen King. Um escritor chamado Ben Mears chega à cidade de Salem's Lot, e se instala numa pensão cuja vista da janela é voltada para uma sinistra casa, conhecida pelo nome de mansão Marsten. Logo de cara já é possível perceber que Ben tem um grande interesse pela história do passado dessa casa, repleta de tragédias e mortes envolvendo uma família, e seu próximo livro será exatamente sobre isso.


Esse interesse surgiu quando Ben era criança, logo depois de explorar a casa em um desafio de amigos, e testemunhar aparições de supostos espíritos. Ben e sua família se mudaram da cidade quando ele tinha 10 anos de idade, porém, ele nunca se esqueceu dessa experiência. A mansão Marsten atualmente é ocupada pelo misterioso Sr. Straker, que está inaugurando um antiquário na cidade. Mais misterioso ainda é o seu desconhecido sócio, Sr Barlow, que até então, ainda não apareceu na cidade por estar viajando a negócios. A trama começa a tomar forma após o Sr. Straker solicitar o carregamento de uma grande caixa a ser entregue no porão da casa, ao mesmo tempo em que pessoas da cidade começam a morrer de maneira repentina. 





Ben começará uma investigação a respeito desses estranhos acontecimentos, comprovando que ele estava certo a respeito da estranha energia ruim instaurada na casa. O filme tem aquela peculiar atmosfera de terror dos anos 70, que tanto gostamos, seja pelas locações ou pela iluminação. Quem interpreta Ben é o carismático ator David Soul, famoso pelo papel do policial Ken Hutchinson da série Starsky e Hutch. Desse elenco, que só tem atores bons, destacamos também a participação do lendário Geoffrey Lewis interpretando Mike, o responsável pelo cemitério da cidade. É possível levar vários sustos, em tomadas bem feitas acompanhadas de uma bela sonorização. A maquiagem de pele azulada do vampiro Barlow ficou imortalizada visualmente na história do terror. Apesar de pequenos erros de continuidade e alguns cortes estranhos, a história não se compromete. É uma bela história, e um acerto em adaptações do mestre King. Com a direção do lendário Tobe Hooper, o filme tem um final propício a uma sequência que viria a acontecer em 1987 com a direção de outra lenda, Larry Cohen. Mas essa é uma conversa para outro momento. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅89% Tomatometer / 🍿64% Audience Score 
IMDb: 6,7

País: EUA
Direção: Tobe Hooper
Roteiro:  Paul Monash
Produção: Richard Kobritz
Elenco: David Soul, James Mason, Lance Kerwin, Bonnie Bedelia, Lew Ayres, Barney McFadden, Julie Cobb, Elisha Cook Jr., George Dzundza, Ed Flanders, Clarissa Kaye-Mason, Geoffrey Lewis, Kenneth McMillan, Fred Willard, Marie Windsor, Barbara Babcock, Bonnie Bartlett, Reggie Nalder, Joshua Bryant, James Gallery
Distribuidora: Warner Bros. Television

Comentários