Por aqui, esse filme de 1956 recebeu o título de Vampiros De Almas, e é uma adaptação do livro Invasores de Corpos do autor Jack Finney, lançado um ano antes. A história já começa com o nosso protagonista, o médico Dr. Miles, completamente transtornado, detido pela polícia, tentando convencer a todos do que parece ser uma história fantasiosa. Com a chegada de um psiquiatra, e agora mais calmo, Miles começa a relatar desde o início os acontecimentos que começaram dias atrás. Ele conta que recebeu um chamado de sua enfermeira para que voltasse logo de viagem, pois muitos pacientes estavam o procurando no consultório.
Ao retornar, ele percebe que várias pessoas estão relatando a mesma coisa. Os relatos são de que pessoas próximas, ou parentes, estão diferentes, como se só o corpo fosse o mesmo, porém com outra personalidade. Miles chega a conversar com outro médico local que após examinar algumas pessoas, chegou à conclusão de que é uma espécie de histeria coletiva. Isso intriga Miles, e ele fica em alerta, até que é interrompido com um telefonema no meio de seu jantar romântico com Becky, para comparecer com urgência a casa de seu amigo Jack. Chegando lá, Jack e sua esposa revelam a Miles e Becky, de que encontraram o corpo de um homem desconhecido, que estranhamente não tem características faciais e nem digitais. É como se ele ainda estivesse em formação. Miles começa a achar que isso tem relação com as histórias dos pacientes, e ao invés de chamarem a polícia, eles resolvem esperar até o amanhecer para ver se algo acontece ao homem. Os instintos de Miles estavam certos e o estranho corpo se desenvolve, tornando-se uma cópia exata de Jack.
A partir daí, eles se reúnem na casa de Miles para em seguida descobrir que esses corpos nascem de plantas alienígenas, e que grande parte da população já foi substituída. Começa uma corrida pela sobrevivência, onde Miles vai tentar chegar às autoridades para avisar sobre a iminente invasão. A dinâmica desse filme é sensacional, seguindo num ritmo frenético e com uma ótima trilha sonora que amplia ainda mais a tensão vivida pelos personagens. Os contrastes entre luz e sombra são também uma característica a se lembrar. Se esse filme fosse em cores, perderia o charme. A atmosfera aterrorizante que toma conta do Dr. Miles parece muito crível na interpretação do lendário Kevin McCarthy. Esse é um dos nossos filmes preferidos dos anos 50. Essa história teve mais 3 adaptações cinematográficas, mas a que vale a pena é de 1978, com o título Os Invasores De Corpos, e é protagonizado por Donald Sutherland que imortalizou a cena onde ele aparece atônito apontando o dedo para a câmera. Tem uma versão com muitas mudanças na história, de 1993, com o título Os Invasores De Corpos - A Invasão Continua, e o fiasco de 2007, Invasores. É um clássico da ficção científica com terror e provavelmente podemos esperar novas adaptações. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅 98% Tomatometer / 🍿85% Audience Score
IMDb: 7,7
País: EUA
Direção: Don Siegel
Roteiro: Daniel Mainwaring
Produção: Walter Wanger
Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Carolyn Jones, Larry Gates, King Donovan, Jean Willes, Ralph Dumke, Virginia Christine, Tom Fadden, Kenneth Patterson, Guy Way, Pat O'Malley, Whit Bissell
Distribuidora: Allied Artists Pictures
Comentários
Postar um comentário