PERSONALIDADE - Dario Argento


Dario Argento é um diretor, produtor e roteirista de cinema conhecido como um dos mais cultuados cineastas do terror e do fantástico. Nasceu em 7 de setembro de 1940 em Roma. Filho do produtor de cinema Salvatore Argento e da fotógrafa brasileira Elda Luxardo, iniciou sua carreira ainda adolescente, no ensino médio, escrevendo críticas cinematográficas. Seu interesse nas artes ia crescendo conforme o interesse pelos estudos acadêmicos diminuiam. Isso fez com que a relação com seus pais se tornasse turbulenta, pois ele queria parar de estudar. Dessa forma, seu pai o mandou para França para estudar o idioma do país e lá frequentou assiduamente a Cinémathèque Francesa, descobrindo diversos filmes que não estavam no circuito regular. Ao voltar para Itália, ele abdicou dos estudos universitários e tornou-se colunista do jornal Paese Sera. Ao perceber sua facilidade e seu talento em escrever, decidiu tornar-se roteirista. Sua grande oportunidade inicial nos cinemas aconteceu em 1969, quando o cineasta Sergio Leone buscou por jovens cinéfilos e o chamou para escrever o roteiro de Era Uma Vez No Oeste, juntamente com Bernardo Bertolucci. 


Durante um período ele continuou a trabalhar em filmes do gênero western, mas não gostava dos resultados e queria dar vazão a suas próprias ideias. Bertolucci o apresentou a um romance de mistério de Fredric Brown no qual ele adorou e quis adaptar para os cinemas. Porém, sem investimento para obter os direitos autorais, ele se inspirou na obra para escrever “O Pássaro Das Plumas De Cristal”. Com a ajuda de seu pai, realizou esse seu primeiro filme do gênero giallo, que foi um sucesso comercial. Argento trouxe um novo fôlego a esse gênero de filme, que já era consolidado na Itália. Em 1971 e em 1972 realizou mais dois thrillers, “O Gato De Nove Caudas” e "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza”, respectivamente. Ambos também tiveram sucesso e são referidos como “A Trilogia Dos Animais”.  


Por três anos, Argento se afastou dos giallos e se dedicou a outros filmes. Em 1975 voltou com o “Prelúdio Para Matar”, apontado pelos críticos como o melhor giallo já realizado. O filme o tornou conhecido internacionalmente e serviu de inspiração para diversos outros diretores. Em 1977 lançou “Suspiria”, um thriller sobrenatural extremamente violento, considerado um de seus melhores filmes, e que foi o primeiro da “Trilogia Das Mães”, com “Inferno”, em 1980, e “A Mãe Das Lágrimas”, de 2007. Em 1978 trabalhou com George A. Romero como produtor de “Despertar Dos Mortos”. Em 1982, de volta aos giallos convencionais, lançou Tenebrae. Em 1985, estreou “Fenômeno”, novamente uma mistura de giallo com sobrenatural. Esses dois últimos filmes não tiveram a mesma repercussão dos outros e Dario Argento resolveu dar uma pausa na direção e se dedicar aos roteiros, trabalhando inclusive com Lamberto Bava e Lucio Fulci. Em 1996 realizou o primeiro filme que utiliza CGI na Itália, “A Síndrome De Stendhal”. 


Na década de 2000, quatro obras dele foram lançadas: “Jogador Misterioso”, de 2004, um episódio da série “Masters Of Horror”, em 2005, o já citado “Mãe Das Lágrimas”, em 2007, e “Giallo”, de 2009. Argento foi casado com a atriz Daria Nicolodi e teve uma filha, Asia Argento, que também é atriz e estrela diversos filmes do pai.  Infelizmente, com o passar do tempo, as obras de Dario Argento foram perdendo a qualidade, mas isso não exclui a genialidade de suas outras obras e sua grande contribuição para o horror, principalmente para os filmes de slasher e splatter.

Comentários