Mesmo sendo um clássico, muita gente ainda não leu O Estranho Caso do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde, mais conhecido no Brasil por O Médico e o Monstro, do prolífico escritor escocês Robert Louis Stevenson. No entanto, todos estão familiarizados de um jeito ou de outro com o enredo dessa história devido a sua grande influência, acarretando em inúmeras adaptações das mais diversas formas, seja nos livros, na tv, no cinema, teatro, quadrinhos e por aí vai. Essa história, basicamente, trata da clássica luta entre o bem e o mal. O gentil Dr. Jekyll sente que a vida toda reprimiu um lado obscuro dentro de si, e para acabar com essa angústia, ele cria um soro capaz de separar a sua personalidade ruim da sua personalidade boa. Ao beber seu experimento, ele se transforma na figura violenta de Edward Hyde, que vai ganhando força à medida em que vive com essa dualidade, até que o lado agressivo prevalece.
A história é mostrada de diversos pontos de vista, como a de seu amigo e advogado Utterson que junto do inspetor Newcomen, investigam os crimes cometidos por Hyde. Não só nessa trama, mas nas outras histórias desse livro, Stevenson retrata a dualidade do ser humano de diferentes formas. Não necessariamente se transformando num monstro, mas por exemplo um homem comum, aparentemente de hábitos simples que de repente se vê tomado por ganância ao se deparar com a possibilidade mágica de realizar todos os seus desejos no conto O Demônio da Garrafa. Ou ainda, como um homem culto vindo do continente civilizado, ao se mudar para um pequeno arquipélago paradisíaco, passa a tirar proveito de nativos locais, em A Praia de Falesá. Podemos ver também, um cidadão que desesperado por dinheiro, age com ímpeto e comete o assassinato de um dono de antiquário. O nome desse conto é Markheim e o assassino arrependido, basicamente cria uma espécie de julgamento em sua própria mente.
Destacamos também, Janet a Entortada, que é um belo conto de terror que fala sobre a hipocrisia religiosa, julgamento e punição, através do que possa ser uma obra das trevas ou uma lição divina. O livro tem um total de oito contos e foi organizado da seguinte maneira: Os três primeiros estão juntos formando o volume de Entretenimentos das Noites nas Ilhas. Em seguida temos quatro contos soltos, O Apanhador de Corpos, Markheim, Janet a Entortada e Olalla. O livro termina com a novela O Médico e o Monstro e em seguida temos uma pequena galeria com fotos de quando Stevenson foi morar em Samoa nos seus últimos anos de vida. Ótimas histórias que misturam terror, fantasia e realidade, com personagens carismáticos e uma narrativa agradável desse indispensável escritor que morreu muito jovem, aos 44 anos em 1894. O responsável pelas belas ilustrações é Alcimar Frazão e a tradução que não é nada fácil foi feita por Paulo Raviere. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Editora : Darkside; 1ª edição (7 de novembro 2019)
Capa dura : 352 páginas
Dimensões : 23.4 x 16.2 x 2.4 cm
Comentários
Postar um comentário