“Aquele que é mordido por um lobisomem e sobrevive, torna-se ele próprio um lobisomem.” Essas são as palavras que definem a situação do protagonista do filme O Lobisomem, de 1941. Depois de passar 18 anos fora, Larry Talbot volta para casa após a morte de seu irmão mais velho e seu pai fica feliz ao saber que o filho o ajudará a administrar os negócios da família. Aparentemente, os Talbot são a família mais rica da região, morando em um castelo, numa grande propriedade de uma pequena cidade que é praticamente um vilarejo no interior do País de Gales.
Enquanto Larry fazia a manutenção do telescópio de seu pai, ele é surpreendido ao avistar uma bela moça na cidade, e então resolve ir atrás dela. Ele se apresenta a Gwen que é filha do dono do antiquário da cidade, e a convida para sair, mas não sem antes comprar um item da loja. Uma bengala, que coincidentemente tem em sua ponta, uma cabeça de lobo em prata. Paralelo a isso, carruagens de artistas ciganos chegam à cidade para uma pequena feira. Mais tarde Larry, Gwen e sua amiga Jenny vão a uma tenda, onde se encontram a cigana Maleva, e seu filho Bela que lê a sorte das pessoas. Ao ver o futuro de Jenny, Bela passa mal e pede para que ela corra para casa. Desesperada e crente de que o cigano viu algo ruim respectivo a sua vida, ela foge pela floresta até que é atacada por um lobo. Ao escutar os gritos, Larry deixa Gwen e parte para o socorro de Jenny. Ele consegue matar o lobo com os golpes de sua bengala, mas também sofre ferimentos e desmaia. Assim recai a maldição sobre Larry e surge o Lobisomem, um dos quatro monstros clássicos dos estúdios Universal. Nesse quarteto somam-se a ele O Drácula de Bela Lugosi, e O Frankenstein e A Múmia, ambos interpretados por Boris Karloff.
Curiosamente, no futuro, Lon Chaney Jr. o ator responsável por Larry e o Lobisomem, viria a interpretar todos esses papéis em filmes spin-off. Portanto, ele foi o único ator a retratar todos os quatro principais personagens de terror da Universal. Não é o melhor papel de Lon Chaney Jr., mas foi o que o consagrou, pois ele imortalizou a figura desse personagem que foi, e é sempre revisitado no cinema. Lon Chaney Jr. é filho do ator Lon Chaney de O Fantasma da Ópera de 1921. A fotografia e a produção de cenografia é bem feita e apresenta aquele charme respectivo aos filmes preto e branco. Bela Lugosi no breve papel do cigano Bela, que se transforma no lobo que morde Larry, dispensa comentários, mas devemos destacar também a atriz Maria Ouspenskaya, dona de uma forte expressão e que marca uma presença imponente. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅 90% Tomatometer / 🍿80% Audience Score
IMDb: 7,2
País: EUA
Direção: George Waggner
Roteiro: Curt Siodmak
Produção: George Waggner
Elenco: Lon Chaney Jr., Claude Rains, Ralph Bellamy, Evelyn Ankers, Warren William, Patric Knowles, Maria Ouspenskaya, Bela Lugosi, Fay Helm, Forrester Harvey, J.M. Kerrigan
Distribuidora: Universal Pictures
Comentários
Postar um comentário