Aproveitando que é um assunto em evidência, resolvemos indicar esse outro filme norueguês, que foi muito assertivo em termos de enredo e produção. O Caçador de Troll é um filme de 2010 que merece mais atenção, devido ao trabalho minucioso e com olhar detalhista dedicado aqui, diferente do recente filme da Netflix, O Troll Da Montanha, que acerta apenas no visual legal da criatura. Se formos comparar, há uma distância enorme entre os dois.
Aqui você vê uma história bem estruturada e o espectador é imerso num cenário que torna tudo muito próximo do verossímil, e isso é possível devido a vários fatores. A introdução já nos deixa a par de ser um found footage, explicando que alguém deixou anonimamente dois HDs com 283 minutos de filmagem em uma produtora, e esse é o conteúdo que vamos assistir. Segundo a produtora, especialistas investigaram o material durante um ano e a conclusão é de que o material é genuíno. Nas filmagens vemos um grupo de estudantes de uma faculdade que estão atrás de uma história, no interior da Noruega, onde caçadores estão reunidos, investigando a estranha morte de vários ursos. Lá, a caça aos ursos é regulamentada pelo governo, e o que chama a atenção de toda a comunidade, é a presença de um misterioso caçador avulso circulando pela região.
Os estudantes percebem que talvez esse estranho esteja escondendo algo, então pegam suas câmeras e resolvem segui-lo. Eles tentam por duas vezes se aproximar e iniciar uma conversa, mas o homem chamado Hans não tem interesse, até que depois de montarem uma tocaia, o seguem pelo meio de uma floresta a noite. A partir desse momento, é uma mistura de terror e fantasia. Temos imagens de mais de uma câmera, sendo que uma delas é de visão noturna, e o resultado disso somado aos sons, é uma ótima experiência imersiva. Os atores transmitem muito bem o pavor frente ao perigo iminente. O caçador Hans é o tipo de personagem bem construído que gostaríamos de ver mais. Sério, disciplinado, calmo e do tipo que termina o trabalho.
Ele dá uma boa explicação a respeito dos Trolls e suas diferentes raças, assim como sua amiga veterinária que detalha o porquê da luz transformá-los em pedra. As locações, a ambientação e até a caminhonete de Hans, são destaque. A gente olha tanto pra parte externa quanto pro interior do veículo e parece realmente que aquele cara tá ali há um bom tempo fazendo isso. Tem um momento do filme que lembra muito o programa Caçadores De Tornados, onde eles dirigiam sua pick-up em direção ao olho da tormenta. Pois é, para o azar dos estudantes, com o Hans também não tem conversa, ele proporciona boas sequências de ação, afinal de contas, ele é um caçador. Outro destaque é o visual assustador dos trolls e a maneira como eles são mostrados em relação ao ambiente de cena. Ótimo filme pra usar o som do home-theater, ou fones de ouvido. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅81% Tomatometer / 🍿72% Audience Score
IMDb: 6,9
País: Noruega
Direção: André Øvredal
Roteiro: André Øvredal
Produção: Sveinung Golimo, John M. Jacobsen
Elenco: Otto Jespersen, Glenn Erland Tosterud, Johanna Mørck, Tomas Alf Larsen, Urmila Berg-Domaas, Hans Morten Hansen, Robert Stoltenberg, Knut Nærum
Distribuidora: Magnolia Pictures
Comentários
Postar um comentário