O filme nos apresenta a bela Susana, uma modelo que vive e trabalha em Paris, onde a concorrência é grande, e de cara percebemos como ela vive atenta às outras profissionais a sua volta. Não dá para perder nenhuma oportunidade. O caso é que suas atividades são interrompidas quando ela recebe uma ligação de Madrid, devido ao estado de saúde de sua avó, Pilar, que sofreu uma hemorragia cerebral.
A avó é sua única parente viva, já que seus pais morreram em um acidente de carro, então ela embarca para Madri. Chegando lá, Susana percebe que Pilar está incapaz de cuidar de si mesma, além de não falar mais. Já no apartamento de sua avó, vemos quadros e fotografias que retratam a beleza de Pilar quando era jovem. Apesar de seu estado ser irreversível, como lhe avisaram no hospital, Susana tenta se comunicar com Pilar nos momentos em que lhe dá banho e que lhe alimenta. Ela chega a perguntar “Você não está mais aí?”. Susana era feliz e parecia viver o glamour cujas fotos de seus trabalhos representavam, e agora vive na melancolia de um apartamento escuro e na triste iminência de ficar sem a sua avó. Além dessa situação, ela percebe que está perdendo vários trabalhos para outras modelos e decide procurar uma cuidadora para Pilar.
Nesse meio tempo, ao voltar da rua, Susana é surpreendida com a presença de uma moça conversando com sua avó. A moça se apresenta como Eva e pergunta se Susana não se lembra dela, pois brincavam juntas quando eram crianças. Eva ainda conta que suas avós eram melhores amigas, e por isso ela tinha a chave do apartamento. Susana, não tem lembranças disso e acha meio estranho, e daqui para frente, desde o momento que chega a cuidadora da avó, acontecimentos sinistros tomarão conta deste apartamento. O filme não se apressa em fazer revelações, e o diretor aproveita de todas as maneiras a câmera como recurso narrativo, que aliás nos apresenta uma bela fotografia. Tudo é mostrado com cuidado e com detalhes. A atmosfera escura, com jogo de luzes em determinadas cenas, cria um ambiente assustador. O filme é dirigido pelo ótimo Paco Plaza, responsável pelos três primeiros REC, e Verónica (um bom filme para falarmos). A atuação de Almudena Amor é boa, conseguindo transmitir um estado de perturbação crível, e Vera Valdez como a assustadora Pilar, em um ótimo trabalho de expressões, já que a personagem não fala. Talvez o ritmo do filme não seja aos que prefiram algo dinâmico, mas é uma boa história de arrepiar. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅 - -% Tomatometer / 🍿45% Audience Score
IMDb: 5,9
País: Espanha, França e Bélgica
Direção: Paco Plaza
Roteiro: Carlos Vermut
Produção: Enrique López Lavigne
Elenco: Almudena Amor, Vera Valdez, Karina Kolokolchykova, Chacha Huang, Michael Collis
Distribuidora: Sony Pictures, Wild Bunch
Comentários
Postar um comentário