Este filme não é o melhor terror espacial que você vai assistir, mas entrega uma boa história em 69 minutos. Temos uma nave no espaço, e uma tripulação apavorada, pois uma criatura alienígena se mantém escondida, perambulando pelas tubulações de ar. Tudo indica que A Ameaça De Outro Mundo foi a grande inspiração para Ridley Scott criar Alien, O 8.º Passageiro. Os dois filmes apresentam o mesmo tipo de premissa e enredo. Aqui a história começa relatando os fatos ocorridos em torno da tripulação da nave Challenge 141, que partiu como primeira expedição rumo a Marte. Logo depois de chegarem a seu destino as comunicações são interrompidas e a terra resolve então mandar outra nave, a Challenge 142, para averiguar o que aconteceu.
Chegando lá eles descobrem que só resta um membro vivo de toda a tripulação, o coronel Carruthers. Ele alega que uma criatura matou todo mundo mas ninguém acredita, então acaba ficando sob custódia do coronel Van Heusen para ser levado à corte marcial assim que retornarem à Terra. Com toda a tripulação da Challenge 142 a postos, eles se preparam para decolar, mas antes das comportas serem fechadas, algo entra na nave sem que ninguém perceba. Já no espaço e em seu devido curso, a equipe segue viagem, cada qual observando e tentando entender porque Carruthers teria matado toda sua tripulação. Ele relata novamente os acontecimentos, porém certo de que ninguém vai acreditar, parece aceitar seu destino, até que um tripulante desaparece misteriosamente.
Nesse momento, todos começam uma busca por toda a nave e mais uma pessoa some. O corpo de um deles é achado dentro da tubulação de ar, e a partir de agora, fica claro para o coronel Van Heusen e sua tripulação, que Carruthers dizia a verdade. A equipe encontra a criatura alienígena e acaba tendo alguns embates sem sucesso, pois ela parece ser invencível. Tiros, bombas e gás não surtem efeito. A tripulação vai ter que se dividir e trabalhar para isolar e repelir o monstro, mas as chances são poucas. Esse é o primeiro filme que mantém um grupo de pessoas presas com um monstro, em uma limitada área fechada à deriva no espaço. O visual da criatura de borracha não é inovador e merecia um acabamento melhor no rosto, salvo o que já tínhamos visto em O Monstro Da Lagoa Negra como exemplo. Mas mesmo com essa questão, temos cenas bem interessantes, onde a escuridão prevalece e só vemos sua silhueta ou parte de seu corpo. É o que funciona em filmes de criaturas estranhas. É melhor flertar com o espectador mostrando um pouco do que poderia ser, valorizando as sombras em cena como recurso narrativo, do que revelar de vez todo o mistério, com o perigo de não ser tão crível.
Mas verdade seja dita, essas criaturas do cinema clássico proporcionaram ótimos colecionáveis. Dentro da magia e inocência respectivamente aos anos 50, é um filme de ficção científica e terror interessante que mantém um bom suspense à medida que a criatura cerca os humanos. Entre os atores temos o carismático Dabbs Greer, um rosto muito conhecido por fazer mais de 100 filmes, que acaba se destacando com seu personagem Eric Royce. Querendo ou não, esse filme abriu a porta para o que viria a ser Alien, 21 anos depois. Essa é a tal magia do cinema, e o que nos fascina tanto, com essa teoria fazendo sentido ou não, é o fato de nos trazer mais curiosidades interessantes a respeito desse universo que amamos tanto. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅 71% Tomatometer / 🍿45% Audience Score
IMDb: 6,0
País: EUA
Direção: Edward L. Cahn
Roteiro: Jerome Bixby
Produção: Robert E. Kent
Elenco: Marshall Thompson, Shirley Patterson, Kim Spalding, Ann Doran, Dabbs Greer, Paul Langton, Robert Bice, Richard Benedict, Richard Hervey, Ray Corrigan
Distribuidora: United Artists






Comentários
Postar um comentário