FILME - Sweetheart / O Mistério Da Ilha (2019)


As características que proporcionam a boa qualidade deste filme, são também as que dificultam falar dele. É um filme curto, com poucos atores e sem uma trama complexa. Aliás, se falarmos muito, estragaremos sua imersão. Esse é mais um exemplo de que com pouco pode-se fazer bem feito e a produção de baixo orçamento da Blumhouse aqui, mandou bem. Basicamente, ocorre um naufrágio e Jenn, a princípio é a única sobrevivente , ao acordar na areia de uma pequenina ilha. Em seguida ela reconhece um rapaz chamado Brad, mas que não resiste a um pedaço de coral cravado em seu corpo e morre. Junto ao colete do rapaz tinha uma pistola sinalizadora e a partir daí veremos em etapas, o desenrolar de Jenn tentando sobreviver dia após dia nesse pequeno e isolado pedaço de terra. 


A bela fotografia contrasta com o terror psicológico criado por esse grande cenário dominante. Estar sozinho, sem comunicação, sem poder recorrer a mais ninguém, sem um abrigo efetivo onde tempestades com raios se formam, e sendo obrigado a pescar a própria comida. Jenn acaba encontrando vestígios de um outro grupo de pessoas que esteve ali. Ela se depara com uma mochila, roupas velhas e um lugar onde fazia-se fogueira. O fato de ter achado fósforos vai ajudá-la, e ela fica mais alerta pensando em toda essa situação, até que ela se depara com peixes dilacerados à beira da praia. 



Esses peixes apresentam marcas que remetem a garras de algum animal. Já a noite, ela é surpreendida com um avião passando perto da ilha, e sem muito sucesso ela dispara o sinalizador que não é percebido. Enquanto o sinal cai pelo mar, sua luz revela algo que vai mudar completamente sua rotina. O roteiro é muito bem conduzido, criando bons momentos de suspense e a atriz entrega um trabalho bem convincente, já que praticamente sem falas, ela tem todo um trabalho focado na linguagem corporal e de expressão facial. 


Alguns momentos lembram O Predador e até o clássico O Monstro Da Lagoa Negra. Existe um toque de Lovecraft no ar. Temos também presente, algumas discussões implícitas a respeito de relacionamento e questões sociais. O próprio título do filme já remete a isso. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 93% Tomatometer / 🍿51% Audience Score 
IMDb: 5,8

País: EUA
Direção: J.D. Dillard
Roteiro:  J.D. Dillard, Alex Hyner, Alex Theurer
Produção: Jason Blum, Alex Hyner, Bill Karesh, Alex Theurer
Elenco: Kiersey Clemons, Emory Cohen, Hanna Mangan Lawrence, Benedict Samuel, Andrew Crawford
Distribuidora: Universal Pictures

Comentários