FILME - Summer Of 84 / Verão De 84 (2018)


 Ótima pedida para o final de semana, esse filme traz uma história que poderia ter sido escrita por Stephen King, já que evoca uma atmosfera meio Stand By Me / Conta Comigo. É possível também, sentir ares de Goosebumps e Goonies. A trama se passa na pequena cidade de Ipswich, num bairro tranquilo do subúrbio. Já de início vemos Davey, um garoto de 15 anos e morador do bairro que trabalha entregando jornais.


No meio do trajeto ele encontra um de seus vizinhos, o policial Mackey, que aproveita e lhe pede ajuda para carregar algumas coisas. Depois dos afazeres, Davey encontra seus inseparáveis amigos, Tommy, Woody e Farraday e aí percebemos a força desse grupo, cuja sinergia acaba sendo um atrativo do filme. Em meio a essa pacata comunidade, o estranho desaparecimento de jovens vem sendo destaque nos jornais e na tv, e isso chama a atenção de Davey que é um grande observador além de ser apontado por seus amigos como um entusiasta das teorias de conspiração. No início os garotos não dão muita atenção mas Davey começa a reunir pistas que apontam como suspeito desses crimes a pessoa mais improvável possível. Junto a eles se juntará Nikki, a vizinha mais velha de Davey, que vai acabar ajudando nas investigações. 



Entusiasmados, já que nunca acontece nada na cidade, o grupo que começa uma verdadeira operação de espionagem de maneira divertida, não imagina o real perigo da situação e as consequências de seus atos. Os personagens são bem apresentados, mesmo que alguns sejam trabalhados individualmente através de camadas rasas, fica bem claro e justificado a personalidade de cada um. Apesar da atmosfera positiva carregada por esses garotos por toda a história, a trama consegue ainda, trazer uma tensão e um drama capaz de surpreender e chocar. Depois de dois anos, assistimos mais uma vez a esse filme que novamente conseguiu nos causar as mesmas sensações, mesmo que soubéssemos o final. Acreditamos que Verão De 84, apesar de chamar a atenção dos fãs do gênero de terror, ainda sim, foi subestimado e não teve a devida divulgação na época de seu lançamento. 


A direção foi realizada por um coletivo de cineastas, a RKSS Films, formada por François Simard, Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissell, e temos que destacar a sensibilidade com a qual trataram essa história. Ela nos remete a um lugar confortável recheado de memórias boas e familiares, para logo em seguida nos dar um tapão na cara. E como diz a própria narrativa do filme, “Todo serial killer mora ao lado de alguém”. Por esse motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!

Rotten Tomatoes: 🍅 71% Tomatometer / 🍿67% Audience Score 
IMDb: 6,7

País: Canadá
Direção: François Simard, Anouk Whissell, Yoann-Karl Whissell
Roteiro:  Matthew Leslie, Stephen J Smith
Produção: Jameson Parker, Matt Leslie, Van Toffler, Shawn Williamson, Cody Zwieg
Elenco: Graham Verchere, Judah Lewis, Caleb Emery, Cory Gruter-Andrew, Tiera Skovbye, Rich Sommer, Jason Gray-Stanford, Shauna Johannesen, J. Alex Brinson, Aren Buchholz
Distribuidora: Gunpowder & Sky

Comentários