Baseado na história verídica de Anneliese Michel, esse é um belo exemplar de filmes que abordam possessão demoníaca e exorcismo. Na história real, a jovem alemã faleceu de inanição após passar semanas sendo submetida a sessões de exorcismos, aprovadas pelos pais, por dois padres de sua paróquia. Os quatro responsáveis foram levados a julgamento por serem considerados facilitadores de sua morte.
O filme adapta essa história e dá foco no julgamento com a utilização de flashbacks para narrar a trama. Emily Rose é uma garota comum, católica e de família religiosa. Ela começa a ter crises agressivas que os médicos diagnosticam serem crises epiléticas. Emily começa a ser medicada, porém as crises continuam e se tornam cada vez mais intensas. Sua família solicita a ajuda do padre Richard Moore, que acredita que a jovem esteja possuída. Começa, então, uma série de sessões de exorcismo, mas Emily morre e o padre é acusado de negligência e homicídio culposo.
A igreja contrata Erin Bruner para defender o padre. A advogada, cética e agnóstica, não acredita muito na história do padre, mas durante o filme alguns eventos inexplicáveis ocorrem com ela. Na acusação, há o promotor Ethan Thomas, que tenta provar que Emily sofria de psicose. Como falado anteriormente, o filme se passa no tribunal, onde testemunhas de defesa e de acusação contam suas versões e vemos as cenas nas interpretações das mesmas. O longa retrata um embate entre a fé e a ciência e somos levados a refletir sobre o que acreditamos. O elenco é ótimo, são veteranos e têm grande experiência no cinema.
Os personagens são profundos, bem como as discussões que são retratadas. Há drama, terror e suspense. A tensão é construída conforme o filme avança. As cenas de possessão são bem feitas e assustam. É interessante ver uma abordagem diferente para um filme de exorcismo. É um filme imersivo que dialoga com o telespectador. Por esses motivos, SUSPIRO E ARREPIO RECOMENDA!
Rotten Tomatoes: 🍅 44% Tomatometer / 🍿60% Audience Score
IMDb: 6,7
País: EUA
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Paul Harris Boardman, Scott Derrickson
Produção: Paul Harris Boardman, Beau Flynn, Gary Lucchesi, Tom Rosenberg, Tripp Vinson
Elenco: Jennifer Carpenter, Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Colm Feore, Joshua Close, Kenneth Welsh, Duncan Fraser, JR Bourne, Mary Beth Hurt, Henry Czerny, Shohreh Aghdashloo
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment
Comentários
Postar um comentário