PERSONAGEM - Michael Myers

 


Aproveitando que outubro é o mês do Halloween, hoje vamos falar de um dos personagens mais icônicos ligados à essa data: Michael Myers. Michael Myers nasceu em 1957 em Haddonfield, Illinois. Aos 6 anos, em 1963, assassinou sua irmã mais velha, Judith, em um surto psicótico. Foi encontrado em frente a sua casa pelos seus pais. A partir daí, o paradeiro dos genitores é desconhecido, assim como a motivação do assassinato da irmã. Isso porque estamos levando em consideração a história original, contada no primeiro filme e nos três últimos. Após esse fato, Michael é levado ao sanatório de Smith´s Grove onde passa 15  anos institucionalizado e aos cuidados de Dr. Samuel Loomis. Durante esse período, Michael não emite uma palavra. 


Em 30 de outubro de 1978, Myers foge do sanatório e volta para sua cidade natal. É quando encontra Laurie Strode, uma garota que virá a se tornar seu alvo e que para matá-la, não poupará ninguém que cruze seu caminho. Michael Myers foi criado por John Carpenter que teve como inspiração um garoto de doze anos que conheceu na ala de doentes mentais mais graves em uma viagem de estudos que fez a um sanatório em Kentucky. Carpenter relata que o garoto tinha "olhar esquizofrénico", "um verdadeiro olhar mau" e que foi "perturbador", "assustador" e "completamente louco". Assim, sua criação é "quase uma força sobre-humana - uma força da natureza. Uma força do mal à solta, uma força que é impossível de matar". 


No filme Halloween, onde Michael aparece pela primeira vez e é o antagonista da série, Dr. Loomis o descreve como: "Conheci-o há quinze anos; disseram-me que não tinha sobrado nada; nenhuma razão, nenhuma consciência, nenhuma compreensão; e até mesmo o mais rudimentar sentido de vida ou morte, de bem ou mal, certo ou errado. Conheci esta criança de seis anos de um rosto branco, pálido, sem emoção, e os olhos mais negros... os olhos do diabo. Passei oito anos a tentar alcançá-lo, e depois outros sete a tentar mantê-lo preso, porque percebi que aquilo que vivia por detrás dos olhos daquele menino era pura e simplesmente... o mal.". Michael Myers não é imortal, mas tem alta resistência. É extremamente forte e, geralmente, utiliza uma faca como sua arma. Não sabemos como é seu rosto já que uma máscara faz parte de sua caracterização. Aliás, como curiosidade, essa máscara era originalmente uma máscara do Capitão Kirk de Star Trek que foi pintada de branco, teve os cabelos modificados e os olhos cortados para que ficassem maiores e passasse um aspecto mais amedrontador. Ao longo de 12 filmes, Michael matou por volta de 160 pessoas. Em 2005 foi realizado um estudo publicado no Journal of Media Psychology sobre a apelação psicológica dos monstros do cinema pelo Laboratório de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia. Esse estudo consultou 1.166 pessoas dos Estados Unidos com idades entre 16 e 91 anos. Dentre vários personagens, Michael Myers foi considerado “a encarnação do mal puro” e um dos monstros que mais adora matar.


Também ficou em primeiro na lista dos 10 maiores vilões slasher do site Fandango, em vigésimo segundo entre os 100 maiores vilões de sempre do cinema do site Games Radar, em terceiro na lista de 25 maiores vilões de sempre do terror do site IGN e em primeiro, novamente, na lista dos 10 maiores vilões de sempre do terror da revista Rolling Stones. Além da série de filmes, Michael Myers aparece em animações, quadrinhos, games e mais uma variada gama de produtos da cultura pop. Não há como negar que Michael Myers é um dos maiores vilões e personagens do universo do horror, sendo reconhecido até por quem nunca assistiu seus filmes!

 







Comentários